PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme e Google avaliam parceria para desenvolvimento de novos produtos

27 de junho de 2014 - 17:23

Equipe do Google visitou Funceme para propor apoio técnico na criação de aplicativos e ferramentas

Além da atuação nas áreas de meteorologia, recursos hídricos e meio ambiente, a Funceme vem se destacando como desenvolvedora de aplicativos e ferramentas tecnológicas. Produtos como as páginas da Rede Cearense de Radares e das plataformas de coletas de dados, assim como aplicativos para smartphones e tablets já são acessados por milhares de usuários para diferentes finalidades.

Essas ferramentas despertaram o interesse do Google, que enviou equipe para visitar a Funceme, no dia 4 de junho. Na reunião com os profissionais de TI do órgão estadual, foi proposta uma parceria no desenvolvimento de novos produtos. De acordo com Gabriel Carvalho, engenheiro vendas de mapas Google para empresas na América Latina, a Funceme tem perfil para ser mais que uma cliente, uma parceira de negócios. “A instituição pode usar o Google como apoio técnico de desenvolvimento”.

Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Martins, é gratificante ser reconhecido como potencial parceiro da Google. “Estamos num momento com muitos projetos. Nossa equipe de TI está aumentando a atuação e estamos investindo bastante na criação e melhorias dos produtos. A meta é tornar mais efetivo o uso dessas tecnologias, principalmente como ferramentas de tomada de decisão”.

Durante a reunião, foram apresentadas as diversas plataformas e aplicações disponibilizadas pelo Google e mostrados produtos desenvolvidos em parceria com clientes coorporativos e governamentais no Brasil e no exterior. “Uma parceria com o Google é vantajosa em vários aspectos. Além do conhecimento e da infraestrutura tecnológica, eles ajudam até no marketing, na divulgação dos produtos”, enfatizou Anderson Santos, desenvolvedor de negócios da Geoambiente, empresa parceira do Google.

O reconhecimento do trabalho de desenvolvimento de tecnologias na Funceme também chega através de solicitações de instituições parceiras para a criação de ferramentas, como aconteceu com a Agência Nacional das Águas (Hidro NE), Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Hidro-CE), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet Tempo e Clima) e Banco Mundial e Ministério da Integração (Mapa do Monitor de Secas do Nordeste).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
6 de junho de 2014