PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme destacada em livro publicado pela Câmara dos Deputados

27 de junho de 2014 - 17:31

Publicação “Desafios à Convivência com a Seca” foi lançada no dia 3 de junho

A contribuição da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nas previsões climáticas para o Nordeste brasileiro foi destacada no livro “Desafios à Convivência com a Seca”, lançado no dia 3 de junho de 2014, pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados. A obra é resultado de debates promovidos com especialistas da Embrapa, Banco do Nordeste, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) e consultores legislativos da Casa.

Um dos colaboradores do livro é o pesquisador do CPTEC Caio Coelho, que destaca o Brasil como um dos 12 centros mundiais mais capacitados em previsões climáticas. Ao detalhar a estrutura atual do País e os trabalhos desenvolvidos nessa área, o pesquisador enfatiza os prognósticos mensais gerados para os trimestres subsequentes, onde a participação do CPTEC, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Funceme são fundamentais para antecipar informações sobre a escassez de chuvas, problema histórico enfrentado pelos estados nordestinos.

“O CPTEC gera as previsões com os modelos climáticos dinâmicos e o INMET gera previsões com modelos estatísticos, que, embora não sejam modelos dinâmicos físicos, também são relevantes para se fazer a previsão. E a FUNCEME está fazendo previsão com modelo dinâmico, de escala global, desde janeiro deste 2013. Desse modo, estamos integrando as previsões que o CPTEC, o INMET e a FUNCEME produzem, por meio dessa parceria. É o sistema nacional de previsões por conjunto de modelos. Todas as previsões apresentadas resultam da aplicação dessa nova metodologia”, explica Coelho.

É importante ressaltar que, no atual ciclo de seca (2012, 2013 e 2014), a Funceme emitiu, em janeiro de cada ano, prognósticos alertando maior probabilidade de chuva abaixo da média histórica. Nos os nove estados nordestinos e Minas Gerais, há 1.415 municípios que sofrem com a estiagem. Destes, 1.135 estão em região semiárida e 1.046 encontram-se em situação de emergência ou estado de calamidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
20 de junho de 2014