PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Comissão da ONU e MMA visitam projeto de recuperação de área degradada no CE

15 de agosto de 2015 - 18:53

Executado pela Funceme, projeto no município de Jaguaribe é exemplo no combate à desertificação

Um mês após ser apresentado à comunidade local e ao prefeito do município de Jaguaribe, o “Projeto de Recuperação de Área Degradada em Processo de Desertificação na Sub-bacia Hidrográfica do Riacho do Brum” foi visitado por membros da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (CEPAL) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC). A visita aconteceu na última quinta-feira, 13 de agosto de 2015, e teve objetivo de mostrar as ações implementadas e avaliar a situação atual de recuperação na área. Inicialmente foi feita uma apresentação do projeto pela equipe de coordenação da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e, em seguida, foi feita uma visita em campo.

O município de Jaguaribe conta com 24% de seu território em processo de desertificação, e foi escolhido como sede do projeto que utilizou área de cinco hectares na comunidade do Sítio do Brum para receber, desde 2014, intervenções físicas orientadas pelos técnicos da instituição. O projeto tem vigência até junho de 2016, mas hoje os benefícios obtidos são percebidos pela comunidade e por quem passa pelo local. Os visitantes da CEPAL e do MMA mostraram-se impressionados com os resultados e com a seriedade científica do trabalho desenvolvido e conduzido pela Funceme. Foram várias intervenções físicas no Brum, dentre elas barramentos sucessivos de pedra, terraceamento, sulcamento, escarificação do solo e aplicação de material orgânico e serrapilheira.

A CEPAL é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU). Foi criada para monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana, assessorar as ações encaminhadas para sua promoção e contribuir para reforçar as relações econômicas dos países da área, tanto entre si como com as demais nações do mundo. Posteriormente, seu trabalho ampliou-se para os países do Caribe e se incorporou o objetivo de promover o desenvolvimento social e sustentável.

O Fundo Clima é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e disponibiliza recursos em duas modalidades, reembolsável e não-reembolsável. No caso do Projeto Brum, está sendo financiado com recursos não-reembolsáveis que são operados pelo MMA. O Fundo é administrado por um Comitê Gestor presidido pelo secretário-Executivo do MMA.  

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
14 de agosto de 2015