PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Projeto busca compreender evolução física e social do semiárido

17 de setembro de 2015 - 17:14

Metodologia faz comparação de estudos de caso no Ceará, Mauritânia e Tunísia

A bacia hidrográfica do Banabuiú, localizada no Sertão Central do Ceará, é objeto de estudo que busca melhorar a compreensão do clima semiárido através da evolução dos recursos hídricos. Entre os dias 8 e 16 de setembro de 2015, um grupo de 10 cientistas brasileiros, franceses e africanos realizou a primeira visita de campo do projeto Evolução conjunta e interações cruzadas dos recursos hídricos e das sociedades hidráulicas em um contexto de escassez: análise comparativa de estudos de caso da Tunísia, Mauritânia e do semiárido brasileiro – CORRESEAU. A pesquisa, iniciada em 2013, é resultado de parcerias entre a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Universidade Federal do Ceará (UFC), CNPq, instituições francesas como G-EAU, IRD e CIRAD, além de INAT (Tunísia) e ISET (Mauritânia).

A metodologia do projeto é comparar a evolução simultânea e a permanente adaptação dos recursos hídricos e da sociedade em três estudos de caso onde os pesquisadores têm sólida experiência: Trarza, no sudoeste da Mauritânia, a área de Kairouan, no centro da Tunísia e a Bacia do Banabuiú (CE). Estas três regiões têm muito em comum, mas também apresentam diferenças significativas, representando um amplo espectro de situações encontradas no mundo semiárido. O estudo culminará na reconstrução e compreensão das trajetórias passadas e presentes dos três hidrossistemas incluídos. Assim, será possível fornecer ao poder público com um entendimento dos principais fatores da relação água/sociedade em regiões semiáridas. O resultado esperado será especialmente discutido com as partes interessadas locais, construindo indicadores de vulnerabilidade adaptados a diferentes situações.

Nas etapas anteriores do CORRESEAU foram identificados os avanços no conhecimento em cada estudo de caso, realizado estudo multidisciplinar de diagnóstico e diacrônico em seminários e workshops.  Após as visitas de campo, aconteceu no auditório da Funceme, nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2015, a primeira fase das análises e discussões prospectivas, visando à criação de documentos sintéticos e nova perspectiva sobre os três locais de estudo. “Estamos tentando entender os diferentes mecanismos de evolução física da seca, da sociedade que convive com ela e das instituições que lidam com o problema. Nosso objetivo é criar políticas publicas que permitam compreender e acompanhar essa evolução”, explica Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

A agenda da comitiva de cientistas do projeto CORRESEAU foi composta por palestras em instituições do Governo do Estado do Ceará inseridas no contexto dos recursos hídricos (Funceme e Cogerh), visita de campo na Bacia do Banabuiú (Quixeramobim e Quixadá), visita ao Radar Meteorológico de Quixeramobim, além de seminário técnico-científico no auditório da Funceme. Nos próximos meses, o projeto entra na fase de conclusão, onde será realizado um Workshop Internacional e elaborado o relatório final da pesquisa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
17 de setembro de 2015