PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Órgãos propõem portfólio de tecnologias para o semiárido

27 de outubro de 2015 - 14:58

Funceme participou de reunião em Brasília sobre o desenvolvimento sustentável da região

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação iniciou na semana passada uma agenda de reuniões e oficinas que visam criar um “Portfólio de Tecnologias para o Enfrentamento da Desertificação, Degradação da Terra, Seca e Convivência como Semiárido”. Nos dias 22 e 23 de outubro, na sede do órgão em Brasília, várias instituições nacionais e estaduais, como a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) , participaram da primeira oficina para a formação desse Portfólio.

O objetivo do CGEE é montar a primeira versão do Portfolio até o fim desse ano, com as descrições, históricos e argumento de cada tecnologia podendo ser compartilhados online entre as instituições envolvidas. Na prática, o órgão busca formar um banco de dados com tecnologias sustentáveis bem sucedidas nos estados do semiárido brasileiro para que esse documento possa nortear investimentos e políticas públicas de convivência com as adversidades da região.  

“Reunir essas tecnologias em um documento acessível às instituições que atuam na área é de suma importância para o semiárido, principalmente com o atual cenário de seca que vivemos. O homem do campo precisa dessas alternativas para melhor conviver com as intempéries da região”, comenta Margareth Carvalho, gerente do Núcleo de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Funceme.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
27 de outubro de 2015