PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Pesquisa no CE integra programa contra desertificação na África

16 de novembro de 2015 - 15:42

Projetos serão apresentados em oficina na França, com participação da Funceme

Nos dias 9 e 10 de dezembro, no anfiteatro do IRD, em Paris, serão apresentados os projetos de “Luta Contra a Desertificação na África” do Programa Tripartite África-Brasil-França. O programa é resultado de parceria entre Institut de recherche pour le développement (IRD/França), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil) e Agência Panafricana da Grande Muralha Verde, e conta com pesquisas em regiões áridas globais, entre elas o Ceará.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), por estar envolvida na luta contra a desertificação no Estado e em outras áreas do País, conduziu parte das pesquisas sobre evolução dos recursos hídricos em terras áridas, utilizando a bacia hidrográfica do Banabuiú como objeto de estudo em comparação com bacias na Tunísia e Mauritânia. Em setembro deste ano, um grupo de dez cientistas brasileiros, franceses e africanos realizou a primeira visita de campo do projeto. O resultado dessa pesquisa também será apresentado na oficina de dezembro, no anfiteatro do IRD, evento que faz parte da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) Cop21.

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, que participará da oficina na França, lembra que a necessidade de um programa tricontinental de luta contra a desertificação foi levantada por muitos pesquisadores que participaram da Conferência ICID + 18 , em agosto de 2010, em Fortaleza. Após esse momento, as discussões tomaram corpo e foram levantadas em eventos importantes como a Conferência Rio + 20, em 2012, e Fórum Mundial da Água, no mesmo ano. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
16 de novembro de 2015