PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme recebe turma de futuros Bombeiros Militares do Ceará

19 de abril de 2016 - 15:00

35 alunos da AESP receberam noções das informações meteorológicas do Estado

Na manhã desta terça-feira, 19 de abril de 2016, uma turma de 35 alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) Bombeiros Militares da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) esteve na sede da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para assistir a uma apresentação sobre as informações de tempo e clima do Estado do Ceará. Os dados foram apresentados pelo meteorologista Raul Fritz e os alunos foram convidados pelo gerente de minimização de desastres da Coordenadoria de Defesa Civil do Ceará, capitão Aluizio Freitas.

O objetivo da visita foi familiarizar os futuros oficiais bombeiros militares com alguns produtos da Funceme que a Defesa Civil Estadual tem acesso, como o Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA), que informa em tempo real, através de imagens de satélite, onde há focos de incêndio no Ceará.

Também fez parte da apresentação uma breve explanação sobre sistemas meteorológicos que atuam no Estado, a rede de observação e monitoramento da Funceme, a situação dos açudes cearenses, El Niño, alerta de eventos extremos de chuva, dentre outros dados.

“Parte do nosso trabalho inicia com a informação da Funceme. É importante os alunos conhecerem esses produtos com antecedência”, afirmou capitão Aluizio, agradecendo ao meteorologista Raul Fritz, que foi presenteado com um exemplar do Atlas Brasileiro de Desastres Naturais 1991-2012.

Assessoria de Comunicação da Funceme
19 de abril de 2016