PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Bolsista da Funceme ganha medalha de prata na InfoMatrix Brasil 2016

23 de setembro de 2016 - 14:22

Vitor Hugo Sampaio foi credenciado para feiras científicas internacionais em 2017

O jovem cientista Vitor Hugo Sampaio, bolsista da Fundação Cearense de Meteorologista e Recursos Hídricos (Funceme), está alcançando grande visibilidade com seu projeto “Aperfeiçoamento do Sistema de Avaliação de Dados Ambientais coletados por PCDs: Qualidade e Precisão no Fomento à Pesquisa e Estudos de Tempo e Clima”. Neste mês, ele recebeu o segundo prêmio nacional ao conquistar medalha de prata na segunda edição da feira de projetos científicos realizada pela Sociedade Latino Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada A.C (SOLACYT) que aconteceu entre os dias 13 e 16 de setembro de 2016, na cidade de Lages-SC.

Com o resultado, Vitor ganhou credencial para participar de duas feiras internacionais em 2017: a Exporecerca, que acontecerá em Barcelona, Espanha, em março; e a Vences (Verano Nacional Científico para Estudiantes Sobresalientes) a ser realizada em Guadalajara, México, em julho. Para viajar e custear a participação nos eventos para os quais foi credenciado, o pesquisador busca patrocínio.

“Essas premiações são reconhecimentos que eu sonhei ganhar e consequência de muito esforço e dedicação. Mas meu foco principal é fazer ciência e impactar as pessoas, a sociedade”, explica o jovem que cursa o 9º semestre de Engenharia Ambiental e Sanitária do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O projeto de Vitor é financiado através de Bolsa Funceme/Funcap. Na Funceme, ele compõe equipe de técnicos e pesquisadores do Núcleo de Monitoramento.

Além da medalha de prata, Vitor também recebeu medalha de bronze por participar como palestrante nas conferências da InfoMatrix Brasil. Ele apresentou outro projeto, o “Referencial Verde”, que consiste no compartilhamento de ideias e multiplicação de ações com o objetivo de fortalecer o elo sociedade/natureza e impactar positivamente o dia a dia das pessoas. O trabalho é desenvolvido nas redes sociais (facebook, instagram e pinterest) e em menos de 1 ano já possui mais de 20 mil seguidores.

Em junho deste ano, o projeto “Aperfeiçoamento do Sistema de Avaliação de Dados Ambientais coletados por PCDs: Qualidade e Precisão no Fomento à Pesquisa e Estudos de Tempo e Clima” já havia sido medalha de prata na Expo MILSET Brasil, resultado que classificou o jovem pesquisador para participar da Expo Sciences International (ESI) 2017, que será realizada em agosto do próximo ano, em Fortaleza.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
23 de setembro de 2016