PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Após fim de semana chuvoso, previsão aponta redução dos acumulados no Estado até quarta

25 de fevereiro de 2019 - 09:00 # #

O céu ficará mais claro depois de precipitações fortes e nebulosidade observada em todas as regiões (Foto: Marciel Bezerra)

O céu ficará mais claro depois de precipitações fortes e nebulosidade observada em todas as regiões (Foto: Marciel Bezerra)

A previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta segunda-feira (25) aponta nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões do Estado até, pelo menos, a próxima quarta-feira (27).

Após um fim de semana chuvoso, as condições meteorológicas observadas pelos meteorologistas da Funceme indicam redução dos acumulados, apesar de áreas de instabilidade associadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) indicarem chuva de moderada a forte, de forma passageira, no Litoral de Fortaleza entre o fim desta manhã e o período da tarde. Um aviso já foi enviado à Defesa Civil Municipal.

Em relação às chuvas do intervalo entre as 7h deste domingo (24) e as 7h de hoje, balanço parcial indica registros em, pelo menos, 92 municípios, com os maiores em Jaguaruana (69 mm) e Itaiçaba (64 mm). Para acompanhar as atualizações, basta acessar a seção Calendário de Chuvas no site da Funceme ou ainda baixar o aplicativo para smartphone de mesmo nome, disponível para Android e iOS.

Fim de semana

Em conformidade com a previsão do tempo anunciada pela Funceme na última sexta-feira (22), as precipitações chegaram a todas macrorregiões no fim de semana. Entre sexta e domingo, os maiores acumulados informados foram em dois postos de Maracanaú: Museu Rodolfo Teófilo: 139 mm e Parque São João: 136.2 mm, ambos registrados ontem.

As chuvas deste fim de semana estiveram associadas à atuação conjunta de dois sistemas indutores de precipitação: o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Apesar da previsão indicada nesta segunda, a Funceme realizará novas análises na tarde de hoje para indicar, se necessário, atualizações. Para acompanhar, basta acessar o site do órgão ou obter detalhes por meio do aplicativo Funceme Tempo.

Para entender

É necessário ter a compreensão de que uma condição de previsão do tempo é usada para indicar a previsão meteorológica para uma grande área do Estado do Ceará (por exemplo, abrangendo mais de 10 municípios vizinhos) e descrevendo, aproximadamente, como poderá se comportar o céu visível para um observador à superfície da terra e situado em qualquer posição na área sob previsão.

Nebulosidade refere-se à fração do céu coberta pelas nuvens quando observado de uma localização em particular. Segundo as normas meteorológicas atuais, o céu é dividido em octas (entender como um círculo que pode ser separado em 8 partes, sendo cada uma delas um octa).

De acordo com o meteorologista Raul Fritz, uma condição prevista de céu parcialmente nublado, por exemplo, para um observador à superfície, é aquela para a qual no mínimo a metade (50%, ou 4 octas) até perto de 75% (6 octas) da área do céu, sobre o observador, se encontrará nublada, e sem previsão de precipitação, no período da previsão, conforme normas usadas na meteorologia.