PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Palestras na Funceme celebram o Dia Meteorológico Mundial

23 de março de 2012 - 13:17

OMM escolheu o tema “O Tempo, o Clima e a Água: Motores do Nosso Futuro” para comemorar a a data

Comemorado no dia 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial chama a atenção para o papel cada vez mais decisivo que as informações meteorológicas e hidrológicas desempenham como motores de um futuro sustentável. Por isso, neste ano, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) escolheu o tema “O Tempo, o Clima e a Água: Motores do Nosso Futuro” para as celebrações da data. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) organizou duas palestras para abordar a temática, convidando técnicos e universitários para participarem.

As palestras serão realizadas no Auditório da Funceme, no dia 23 de março, a partir das 14h. A primeira apresentação será do professor doutor Alexandre Araújo Costa, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que falará sobre “Mudança Climática: Uma Era de Extremos”. Na sequência, o doutor José Maria Brabo Alves, meteorologista da Funceme, vai abordar os “Mecanismos de Escala Intrasazonal-Regional e Inter-Hemisférica: Relação com a Chuvas no Nordeste e Atlântico Oeste”. Ambos os pesquisadores têm se dedicado à questões relevantes ao Semiárido Nordestino.

Mensagem

O secretário-executivo da OMM, Michel Jarraud, publicou no site da instituição (www.wmo.int) uma mensagem sobre a relevância do tema escolhido para o Dia Meteorológico Mundial deste ano. Segundo ele, a temática “é particularmente adequada para proporcionar a todos os membros da OMM uma oportunidade chave para ilustrar alguns dos benefícios mais importantes que podem ser derivados do tempo, clima e água observações e previsões, em particular, a partir da perspectiva do clima como um recurso ao desenvolvimento sustentável”. Jarraud destacou ainda que é crescente o número de pessoas que estão, de alguma forma, sendo beneficiadas por alguma fonte de energia sustentável.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto – (85) 8814-4194
23-03-2012