PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme divulga, no dia 20, o prognóstico da quadra chuvosa de 2012

13 de janeiro de 2012 - 11:13

Documento será elaborado durante Workshop Internacional de Avaliação Climática

Em sua 14ª edição, o Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, a ser realizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) entre os dias 16 e 20 de janeiro, promoverá uma discussão sobre ‘O Contexto Atual da Meteorologia no Brasil’, reunindo pesquisadores e gestores das principais instituições do País. Além disso, a programação do evento também inclui um curso sobre Salinidade no Oceano e Umidade do Solo a partir de dados do satélite SMOS, da Agência Espacial Europeia. Ao fim dos trabalhos, no dia 20, será divulgado o prognóstico oficial para a quadra chuvosa de 2012 no Ceará.

Satélite

Logo na manhã da segunda-feira, 16 de janeiro, na sala de treinamento da Funceme, será iniciado o Curso sobre dados específicos de salinidade no oceano e umidade do solo medidos por satélite. As aulas serão ministradas também por professores da Agência Espacial Europeia (ESA), instituição parceira da Funceme no evento. As atividades seguirão até o dia 18.

Painel de debates

Neste ano, o  XIV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, além das considerações necessárias para que seja traçado o prognóstico da estação chuvosa no Ceará, trará para Fortaleza uma discussão qualificada e oportuna para muitos segmentos da sociedade: ‘O Contexto  Atual da Meteorologia no Brasil’. O painel de debates será iniciado na manhã da terça-feira, 17 de janeiro, no Hotel Oásis Atlântico Imperial (Av. Beira Mar, 2.500 – Meireles). As mesas redondas, que seguem até o dia 18, reunirão importantes nomes e instituições do setor no País.

Estão confirmados representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN),  Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET), Agência Espacial Européia (ESA), Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD – FRA), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH-AL), Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (EPAGRI/CIRAM-SC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Agência Nacional de Águas (ANA), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH) e Defesa Civil.

Prognóstico

No dia 19, quinta-feira, na Funceme, representantes dos Centros Estaduais de Meteorologia dos estados no Nordeste, além de CPTEC/INPE, INMET, Instituto Internacional de Pesquisas do Clima e da Sociedade (IRI – EUA) e Escritório de Meteorologia do Reino Unido (UK Met Office) vão elaborar o documento da previsão climática para os meses de fevereiro, março, abril e maio (correspondentes à estação chuvosa no semiárido Nordestino, incluindo o Ceará). Nele serão apontadas as probabilidades de cada categoria referente ao período chuvoso no Estado (em torno da média histórica, acima da média e abaixo da média). É importante lembrar que a média de precipitação no Ceará entre fevereiro e maio é de 750mm a 800mm.

O resultado do prognóstico oficial será divulgado em apresentação para a imprensa, convidados e usuários, às 9h do dia 20 de janeiro, sexta-feira, no auditório da Funceme (Av. Rui Barbosa, 1246 – Aldeota).

La Niña

Desde agosto de 2011, a Funceme divulga boletins Clima Alerta, nos quais fica evidenciado um resfriamento anômalo da Temperatura de Superfície do Mar (TSM) no Oceano Pacífico equatorial. Este resfriamento é conhecido também como fenômeno La Niña. Para o primeiro semestre de 2012, há uma consolidação do La Niña e este fator indica, historicamente, uma tendência de não haver chuvas abaixo da média no Ceará. Entretanto, os meteorologistas também precisam levar em consideração a análise da TSM do Oceano Atlântico equatorial, que será feita durante o Workshop, para apontar como será a quadra chuvosa no Estado.

Serviço:

Curso ‘Salinidade no Oceano e Umidade do Solo a partir de dados do satélite SMOS’
Data: 16 a 18 de janeiro de 2012
Hora: 8h às 18h
Local: Funceme (Av. Rui Barbosa, 1246 – Aldeota)

Painel de Debates ‘O Contexto Atual da Meteorologia no Brasil’
Data: 17 e 18 de janeiro de 2012
Hora: 8h30 às 18h
Local: Hotel Oásis Atlântico Imperial (Av. Beira Mar, 2.500 – Meireles)

Apresentação da Previsão Climática para o período chuvoso no Ceará
Data: 20 de janeiro de 2012
Hora: 9h
Local: Auditório da Funceme (Av. Rui Barbosa, 1246 – Aldeota)