PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

20 de outubro de 2011 - 12:19

Instituição tem estande sobre o radar meteorológico de Quixeramobim na Exposição “Ceará faz Ciência”

Com o tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, começou no dia 17 de outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). No Ceará, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece) realiza dois eventos dentro desta temática: O I Fórum e Exposição “Ceará Faz Ciência”, que acontece até o dia 23 no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Em ambos, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O Fórum contou com a participação da engenheira agrônoma Sonia Barreto Perdigão, da Funceme, que ministrou palestra sobre “Mudanças Climáticas e Desertificação no Ceará”, mostrando o atual quadro da desertificação no Estado, apontando as principais causas e mostrando as atividades que podem mitigar os efeitos da degradação provocada por este fenômeno.

Já na exposição “Ceará Faz Ciência”, o estande da Funceme conta com uma apresentação sobre a instalação, montagem e operação do radar meteorológico de Quixeramobim, além de uma mini-plataforma de coleta de dados meteorológicos.

Sobre o Radar

A apresentação mostra que o radar meteorológico de Quixeramobim está concluído. Já foram realizados todos os testes em campo para recebimento deste equipamento. As obras de infra-estrutura estão prontas. Os prédios principal e auxiliar foram terminados. Atualmente, o radar funciona em fase de testes. Vale lembrar que trata-se de um equipamento moderno que tem raio de ação de 400 km, ou seja, sua área de cobertura abrange todo o Ceará e parte dos estados vizinhos. Na quadra-chuvosa de 2012 ele já vai auxiliar o trabalho dos meteorologistas da Funceme. O investimento do governo cearense no radar foi de R$ 12 milhões.