PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Balanço indica fim de semana de precipitações reduzidas no Ceará

6 de maio de 2019 - 08:55 # # # #

O céu voltou a ficar mais claro em todas as macrorregiões do Ceará, neste fim de semana (FOTO: Jared Rice)

O céu voltou a ficar mais claro em todas as macrorregiões do Ceará, neste fim de semana (FOTO: Jared Rice)

Após um início de mês chuvoso, o último fim de semana foi de precipitações bastante reduzidas no Ceará, conforme já havia adiantado a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na previsão do tempo.

Entre a última sexta-feira (3) e o sábado (4), foram registradas precipitações em apenas dois municípios: Acarape (6 mm) e Maranguape (2,8 mm). Já entre o sábado e este domingo (5), o posto pluviométrico de Lacerda, em Quixeramobim, teve chuva de 25 milímetros, sendo este o único registro informado referente aquele intervalo de 24 horas. Os dados são preliminares e serão atualizados ao longo de hoje.

Já no balanço mais recente, que se refere ao intervalo entre as 7h de ontem e as 7h desta segunda-feira (6), a rede de observadores da Funceme indicou chuvas em, pelo menos, 18 municípios. Os maiores acumulados foram em Acaraú (28 mm), Moraújo (15 mm) e Camocim (10,3 mm).

A redução das chuvas nos últimos dias se deu, principalmente, pelo afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Ceará.

MAIO

Entre os meses da quadra chuvosa, maio é o que apresenta menor média histórica: 90,6 milímetros. Nos prognósticos divulgados pela Funceme, a redução dos acumulados já era esperada entre abril e este mês.

Apesar do balanço parcial indicar precipitações dentro da média para todo o período de chuvas, dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 73 estão com volume abaixo dos 30%.

PREVISÃO DO TEMPO

Para hoje, os meteorologistas indicam nebulosidade variável em todas as macrorregiões. Já nesta terça-feira (7), quando há cenário um pouco mais favorável, a previsão é de eventos de chuvas no centro-norte. Nas demais áreas, nebulosidade variável com possibilidade de chuva.