PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Atualizado prognóstico com chuvas em torno da média no Ceará

21 de fevereiro de 2011 - 14:20

Reunião climática apontou 45% de probabilidade de chover o equivalente à média histórica

 

No último dia 18, técnicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), assim como os dos órgãos meteorológicos dos outros estados nordestinos, atualizaram o prognóstico oficial de chuvas para os meses de fevereiro a maio. “Observamos que as condições do oceano Atlântico evoluíram favoravelmente para uma boa quadra chuvosa no Ceará. Dessa forma, a probabilidade de chuvas em torno da média passa a ser 45%. As chances de precipitações acima da média são de 40% e há 15% de probabilidade de chuva abaixo da média”, explicou Antônio Geraldo Ferreira, gerente do Departamento de Meteorologia da Funceme. A média histórica de chuvas no Estado no período chuvoso é de 750mm a 800mm.

 

Os cientistas se reuniram em Natal/RN para observar as análises climáticas de cada centro meteorológico, com objetivo de traçar o prognóstico mais preciso. Além dos estados do Nordeste, pesquisadores do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) participam da reunião em Natal.

Geraldo Ferreira lembra que no dia 17 de janeiro, os mesmos órgãos apontaram 40% de probabilidade de chuvas em torno da média histórica no Estado, durante os meses de fevereiro, março, abril e maio. Para a categoria acima da média, a previsão era de 35% de chances e a categoria abaixo da média tinha 25% de probabilidade.