PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Instituição estará presente na exposição da Secitece

15 de outubro de 2010 - 14:36

Instituição estará presente na exposição da Secitece, montada no North Shopping, entre 18 e 24 de outubro

 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) vai estar presente às comemorações da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, realizada de 18 a 24 de outubro e terá como tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. A iniciativa é do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). No Ceará, a Semana é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

 

Em Fortaleza, a Secitece irá montar uma exposição no North Shopping, durante toda a semana, com o objetivo de mostrar a produção científica do Estado. De acordo com o secretário René Barreira, “é uma forma de tornar mais acessível o conhecimento das atividades desenvolvidas e popularizar os temas ligados a Ciência e Tecnologia”.

Na exposição, a Funceme participa com espaço direcionado ao entretenimento infantil, onde os técnicos distribuirão jogos educativos que mostram às crianças quais as características do Clima no Ceará e explicam os fenômenos naturais comuns no nosso Estado. Além disso, os pequenos poderão entender como os pesquisadores da instituição trabalham, colhendo e interpretando informações de satélites e das Plataformas de Coleta de Dados (PCDs), inclusive, uma PCD estará montada no local.

Uma das atrações principais será o Funceminha, o animado mascote da instituição, que conduz a garotada em brincadeiras e danças super divertidas.

Projetos curiosos

 

Os projetos escolhidos para a exposição visam despertar a curiosidade da população, em especial crianças e jovens. Estará presente na exposição, por exemplo, o primeiro e único animal clonado do Brasil, obtido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece): um cabrito transgênico. Peças teatrais e experimentos interativos também estarão na programação.

Mostrar que a produção científica das instituições estaduais são aplicáveis no dia-a-dia também é objetivo da exposição. É o caso da criação do “Concreto Translúcido”, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O material possui características físicas e mecânicas dos concretos convencionais, mas, por ser translúcido, agrega valor estético e é ecologicamente correto, já que permite a passagem da luz para o ambiente. “Ele pode ser fator decisivo para a economia de energia”, explica o prof. Dr. Francisco Carvalho, responsável pelo desenvolvimento do novo concreto.

A Exposição estará aberta para visitação sempre das 10h às 22h, no terceiro piso do North Shopping, próximo à praça de alimentação. Estarão presentes, além da Funceme, as produções das demais instituições vinculadas a Secitece: Universidade Regional do Cariri (Urca), Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), ligado a Secitece através de contrato de gestão.

 

Atividades presentes à exposição:

 

Urca: Exposição interativa do Geopark Araripe, localizado no sul do Ceará e que possui registros geológicos e paleontológicos considerados patrimônio da humanidade.
Nutec: Mini-laboratório para obtenção de biodiesel a partir de óleos e gorduras vegetais residuais / Robô desenvolvido pelo laboratório Centro de Automação e Robótica (Centauro), para vigilância e monitoramento, com autonomia para fazer rondas, e que detecta e grava rosto das pessoas.
Funceme: Mini-estação para coleta de dados meteorológicos / Área dedicada às crianças com jogos educativos que mostram quais as características do Clima no Ceará e explicam os fenômenos naturais.
Funcap: Mini-sala de cinema para exibição de documentários produzidos pela Funcap TV para divulgação científica e mostra dos principais cientistas cearenses.
Centec: Laboratórios de física, química e biologia demonstrarão o uso do fogão solar e a reciclagem de papel, além de experimentos interativos, mostrados por estudantes e alunos de escolas públicas.
UVA: Exposição do Concreto Translúcido, que permite a passagem de luz para o ambiente, sendo assim um material ecologicamente correto.
Uece: Serão expostos cabritos transgênicos, no qual é objetivo da prática conseguir, através do animal originado de embrião geneticamente modificado, a produção de substâncias de interesse para a ciência / Apresentação da peça teatral Magia x Ciência, do grupo “Tubo de Ensaio”, de alunos da Uece de Itapipoca.