PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará representa o Brasil em evento meteorológico mundial

27 de setembro de 2010 - 14:18

Aplicação das informações climáticas no gerenciamento de secas no Estado vai compor relatório da ONU

 

O Ceará representa o Brasil no Workshop da Organização Meteorológica Mundial (WMO), que analisa e discute casos bem sucedidos de aplicação de informações climáticas no gerenciamento de secas. Na ocasião, será feito um estudo de caso do trabalho desenvolvido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) com objetivo de apresentar o Ceará no Relatório 2011 de Avaliação de Redução de Risco de Desastres das Nações Unidas.

 

O evento acontece entre 27 e 29 de setembro, na cidade norte-americana de Boulder, no Colorado. O ex-presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, foi convidado a participar das análises e debates. O principal objetivo do Workshop é identificar os riscos de seca nos países participantes, as alternativas de planejamento que podem facilitar a gestão da seca e as  políticas que fortalecem a resiliência das comunidades.

 

O secretariado das Nações Unidas para a Estratégia Internacional de Redução de Desastres (UN/ISDR) e o secretariado das Nações Unidas para a Estratégia Internacional de Redução de Desastres (UN/ISDR) coordenam o evento. O relatório final será lançado até junho de 2011.

 

“O fato de o Ceará ser convidado para representar o Brasil neste Workshop demonstra o nível de importância do que estamos fazendo em termos de clima e das aplicações das informações geradas”, ressaltou Eduardo Sávio Martins.