PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Conferência França-Brasil analisa variabilidade Climática

14 de setembro de 2010 - 15:21

Evento mostra o esforço de França e Brasil nas investigações sobre as mudanças no Clima e suas conseqüências

 

Fortaleza sedia, nos dias 8 e 9 de junho, a Conferência França-Brasil: Uma Colaboração Científica – Clima e Conseqüências Socioeconômicas, realizada pelo Instituto Francês de Pesquisa pelo Desenvolvimento (IRD) e pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No âmbito do Ano da França no Brasil, o evento reúne doze cientistas, de ambas as nacionalidades, que ministram palestras abordando, sob diversas escalas de tempo e espaço, aspectos da mudança climática global com foco sobre a América do Sul e, particularmente, sobre o Nordeste Brasileiro.

 

O objetivo maior do IRD e da Funceme é apresentar à sociedade o esforço de França e Brasil nas investigações sobre as mudanças climáticas e suas conseqüências para o planeta. A programação da Conferência está dividida em quatro temas: “Observações do Clima e Estudos Diagnósticos”, “Modelagem Numérica do Clima”, “Observações Do Clima Recolhidas Pelos Satélites” e “Impactos socioeconômicos da Variabilidade do Clima”. Serão discutidos aspectos abrangentes como “O Acompanhamento do Ciclo da Água na Terra”, além visões estudos mais específicos como “A Evolução do Sistema Brasileiro de Gestão de Recursos Hídricos”.

Com forte preocupação pedagógica e didática, as palestras serão direcionadas a um público abrangente, composto não somente por estudantes universitários, professores, jornalistas ou técnicos da área, mas também por cidadãos interessados em compreender as relações entre a evolução do clima e a sociedade. “Não vamos restringir as discussões apenas aos profissionais e alunos das áreas ligadas ao tema. Vamos ampliar o debate, dando a oportunidade de participar do evento para qualquer pessoa que perceba a importância de entender as implicações da variabilidade climática na sua vida”, destaca Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

SERVIÇO

Local: Seara Praia Hotel

Data: 8 e 9 de junho

Endereço: Avenida Beira Mar, 3080 – Meireles – Fortaleza-CE

AGENDA

09 de junho – 09:0012:30

* Tema “Observações do Clima Recolhidas Pelos Satélites

Mediador: Julien Burte (FUNCEME)

Anny Cazenave (CNRS/LEGOS): Vigilância das Águas Continentais à Partir do Espaço

– Pausa Café

Julio d’Alge (DPI/INPE): Os Satélites de Observação da Terra do INPE para o Período 20102020

François Cabot (CESBIO): SMOS: Uma Missão Espacial Para o Acompanhamento do Ciclo da Água da Terra

09 de junho – 14:0017:15

* Tema “Impactos Socioeconômicos da Variabilidade do Clima

Mediador: Eduardo S. Martins (FUNCEME)

Francisco de Assis de Souza F. (UFC): Gerenciamento de Risco Climático em Recursos Hídricos

Antonio Rocha Magalhães (CGEE): Impactos de Variabilidade e Mudanças Climáticas no Semi-Árido

Brasileiro

– Pausa Café

* Discussão Geral e Conclusões

Mediador: Carlos A. D. Lentini (UFBA)