PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

França e Brasil mostram os impactos das mudanças climáticas

14 de setembro de 2010 - 15:15

IRD e Funceme apresentaram em Conferência estudos das interações do clima com oceanos e continentes

 

Com objetivo de difundir para a sociedade cearense a informação científica dos impactos das mudanças climáticas sobre o planeta, o Instituto Francês de Pesquisa pelo Desenvolvimento (IRD) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) realizaram, nos dias 8 e 9 de junho, no Seara Praia Hotel, a Conferência França-Brasil: Uma Colaboração Científica – Clima e Conseqüências Socioeconômicas.

 

“O evento mostrou o esforço das duas instituições em não apenas observar o clima, mas estudar suas interações com os oceanos e continentes. Isso pode influenciar em diversos aspectos, como na forma de operar de um reservatório de água ou na decisão do momento de plantar. Trabalhamos nesse sentido, buscando ir além das observações. A linguagem utilizada foi didática e democrática, permitindo a qualquer pessoa o entendimento do trabalho dos cientistas e suas aplicações”, explicou Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

 

Em dois dias inteiros de palestras sobre a variabilidade climática doze pesquisadores do Brasil e da França buscaram desmitificar o tema, através de considerações que permitiram mostrar os pontos mais críticos, assim como as dificuldades das análises. “Não foi um seminário científico, onde foram apresentadas novas pesquisas. Fizemos o povo descobrir como a mudança climática interfere na sua vida”, ressaltou Jean Loup Guyot, representante do IRD no Brasil.

 

Para proporcionar essa descoberta, mostrando em quais aspectos as variabilidades climáticas podem ser incorporadas no cotidiano das pessoas, a Conferência França-Brasil abordou temas abrangentes como “O Acompanhamento do Ciclo da Água na Terra”, além de estudos mais específicos como “A Evolução do Sistema Brasileiro de Gestão de Recursos Hídricos”. O evento foi distribuído em quatro temas: “Observações do Clima e Estudos Diagnósticos”, “Modelagem Numérica do Clima”, “Observações Do Clima Recolhidas Pelos Satélites” e “Impactos Socioeconômicos da Variabilidade do Clima”.

 

Cerca de 400 pessoas (a maioria estudantes universitários) assistiram às palestras. Além do conhecimento sobre os impactos da variabilidade climática, os participantes puderam compreender um pouco mais do trabalho realizado pelo IRD e pela Funceme nos estandes montados no mezanino do hotel. Instituições parceiras como a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) também tiveram espaço de divulgação durante o evento.

 

“Mostramos ao público do Ceará a maneira que trabalhamos para compreender, através das observações, o atual estado das mudanças climáticas, enumerando problemas, soluções e apresentando as técnicas das pesquisas. Acredito que conseguimos transmitir nossa paixão em realizar esse tipo de estudo e espero que o público que acompanhou a conferência tenha percebido nosso esforço e se interessado mais pelo tema”, comentou Jacques Servain, pesquisador do IRD e coordenador do evento.