PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Fortaleza receberá Conferência Científica da ONU sobre desertificação

27 de julho de 2012 - 10:43

Encontro acontecerá em fevereiro de 2013, no Centro de Eventos do Ceará

 

A Convenção das Nações Unidas para o Combate a Desertificação (UNCCD) escolheu Fortaleza  para ser a sede de sua 2ª Conferência Científica, que acontecerá de 4 a 7 de fevereiro de 2013, no Centro de Eventos do Ceará. O tema do evento é “Avaliação econômica da desertificação, gestão sustentável da terra e resiliência de zonas áridas, semiáridas e sub-úmidas secas”. Já foi formado um Comitê Gestor composto por membros da Comissão de Ciência e Tecnologia (CST) da ONU, do Fórum de Riscos Globais (GRF) de Davos e do Secretariado da UNCCD para coordenar e organizar o encontro.

O objetivo da Conferência Científica é promover um intercâmbio internacional com técnicos e cientistas multissetoriais de dezenas de países sobre as questões que envolvem o tema proposto, além de contribuir para a melhoria dos esforços tomados para combater os impactos locais, nacionais e globais. Há um consenso generalizado de que as questões relativas à desertificação,  à degradação do solo e à seca ainda não estão devidamente incluídas e tratadas nas agendas do setor político e privado nos níveis global, nacional e local.

É, portanto, de vital importância aumentar a conscientização sobre os impactos negativos que as decisões relativas à gestão da terra e dos serviços ecossistêmicos podem ter, assim como se faz necessário fomentar as oportunidades que essas decisões geram para melhorar as práticas atuais de gestão de terras para uma maior sustentabilidade.

O evento deve ser estruturado em torno dos dois temas-chave:
1 – Os impactos econômicos e sociais da desertificação, degradação do solo e seca
2 – Custos e benefícios das políticas e práticas abordando a desertificação, degradação do solo e seca

UNCCD no Ceará

Em maio de 2010, durante os preparativos da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID + 18), o secretário-executivo da UNCCD, Luc Gnacadja, visitou o Ceará. No dia 17, ele foi recebido pelo governador Cid Gomes e conheceu a sede da Fundação Cearense de Meteorologia e recursos Hídricos (Funceme).

No dia seguinte, Gnacadja viajou com a comitiva da UNCCD para o município de Canindé, onde conheceu o Programa de Desenvolvimento Hidroambiental (Prodham), sob a responsabilidade da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ceará, em parceria com a Funceme. A visita de campo acompanhou o trabalho de recuperação da microbacia do Rio Cangati e seus efeitos socioeconômicos, através de obras hidroambientais.

Em junho de 2012, Canindé recebeu a visita da angolana Leila Lopes, Miss Universo 2011 e embaixadora (UNCCD). Ela também conheceu as ações do Prodham.

Fonte: http://2sc.unccd.int/home
27 de julho de 2012