PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme recebe visita de 50 professores africanos do PLLN

18 de julho de 2012 - 10:17

Programa Linguagem das Letras e dos Números, da Secitece, tem cursos de português e matemática

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) recebeu, na tarde do dia 18 de julho de 2012, a visita de estudo de 50 professores do ensino básico de Angola e Cabo Verde, dentro do Programa Linguagem das Letras e dos Números (PLLN), iniciativa do Ministério da Educação (CAPES), Ministério das Relações Exteriores (DEAF) e Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (CNPq), com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O PLLN realiza-se desde 2008 em Fortaleza e, neste ano, traz 210 professores do ensino básico dos países africanos ligados à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para quatro cursos de português e matemática, distribuídos nos meses de julho e agosto.

Inspirado em programa cearense de mesmo nome, desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE) em 2003, o PLLN baseia-se na ideia de que alunos que manejam corretamente as duas linguagens essenciais para a formação do conhecimento – letras e números – dominam com mais facilidade o aprendizado escolar.

Fortalecimento

O PLLN concentra-se no ensino de português e matemática e ao contribuir para o fortalecimento do ensino básico nos países africanos de língua portuguesa, pretende servir ao ensino superior que se instala nesses países. Sem bons alunos chegando ao ensino superior as futuras universidades locais terão enorme dificuldade em consolidar o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão. O aprendizado das demais disciplinas que necessitam da compreensão de textos, lógica e exatidão numérica decorrerá sempre dos resultados obtidos no aprendizado do português e da matemática.

O Programa é composto de dois projetos: Projeto Amilcar Cabral (Matemática) e Projeto José Aparecido de Oliveira (Português), ambos com atividades acadêmicas e culturais. Cada curso cumpre 186 horas de atividades, das quais 150 horas letivas e 36 horas culturais (4ª feiras à tarde e sábados).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto – (85) 8814-4194
18 de julho de 2012