PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Cientistas debatem Desertificação e Clima em evento preparatório para a ICID+18

31 de julho de 2009 - 00:00

Mesa redonda, que acontece no dia 4 de agosto, é realização do Governo do Estado do Ceará e MMA

 

O Governo do Estado do Ceará e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizam, no dia 4 de agosto, terça-feira, a mesa redonda “Solo de Áreas Degradadas e Susceptíveis à Desertificação, Vulnerabilidades ao Clima e às Ações Antrópicas”, que acontece no Auditório 1 do Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza, no âmbito do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo. A mesa redonda é um evento preparatório para a segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18), que acontece em Fortaleza, em agoto de 2010.

 

“O principal objetivo do evento é a divulgação da ICID+18. Queremos assegurar a participação de líderes em pesquisa nas áreas de clima, recursos hídricos e desertificação na conferência”, explicou Eduardo Sávio Martins, presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), instituição parceira na organização da mesa redonda.

 

Os debates da próxima terça-feira serão conduzidos por Antônio Rocha Magalhães, representando o Centro Gestor de Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia (CGEE) e a Agência Nacional de Águas (ANA), José Roberto de Lima, do MMA, Alexandre Costa, da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Francisco Roberto Bezerra Leite, representando a Funceme.

ICID+18

 

Realizada em Fortaleza, de 16 a 20 de agosto do próximo ano, no Centro de Convenções, a ICID+18 será uma contribuição para a Rio + 20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, que se realizará em 2012. A iniciativa do Governo do Estado do Ceará e Ministério do Meio Ambiente é organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Coordenação de Combate à Desertificação do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável, Ministério do Meio Ambiente e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

 

A Conferência abordará os temas “Clima: Variabilidade e Mudanças Climáticas nas regiões semiáridas”, “Vulnerabilidade e Impactos das Variações Climáticas” e “Processos de Políticas Públicas para Adaptação a Mudanças Climáticas e para o Desenvolvimento Sustentável de Regiões Semiáridas”. A expectativa é de que pelo menos 2000 participantes, de mais de 50 países participem do evento.