PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme participa do XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

13 de janeiro de 2010 - 00:00

 Instituição montou estande e integra sessões técnicas do evento realizado em Campo Grande – MS

 

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, foi um dos palestrantes do XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, evento que acontece até o dia 26 de novembro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Ele participou da mesa redonda que abordou o tema “Histórico de Variabilidade e Mudança Climática na Terra”, que ainda teve a participação dos pesquisadores Nelson de Jesus Ferreira (Sociedade Brasileira de Meteorologia – SBMET),  Abdel Sifeddine e Jacques Servain (Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento – IRD) e  Alain Marie Bernard Passerat de Silans (Universidade Federal da Paraíba – UFPB).

 

Além da participação na mesa redonda, a Funceme teve estande montado no Centro de Convenções de Campo Grande e também integrou outras sessões técnicas do evento, apresentando trabalhos desenvolvidos com o objetivo de otimizar o uso e o gerenciamento dos recursos hídricos. Nesse contexto, o destaque vai para o mapeamento dos espelhos d’água do Brasil, realizado pela instituição cearense, onde foram utilizadas mais de 1.000 imagens de satélite para compor o mapa dos recursos hídricos superficiais do País. Estas informações integram a base de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) da Agência Nacional de Água (ANA).

 

O tema do Simpósio – “O Desafio da Prática da Sustentabilidade na Gestão dos Recursos Hídricos: Natureza, Gente e Desenvolvimento” – procura construir um ponte entre teoria e prática da sustentabilidade, procurando enriquecer as atividades na área com o atual conhecimento do Estado da Arte, ao tempo que promove novos desafios para a produção de informações. Desta forma este tema não poderia ser mais atual. Com 280 trabalhos técnicos e 414 pôsters, além de uma programação de mesas redondas em torno dos problemas contemporâneos e importantes da gestão dos recursos hídricos, o simpósio reúne todas as condições para se constituir em um dos mais importantes eventos do ano na área de recursos hídricos em nosso país.

 

ABRH

 

Durante as últimas três décadas os simpósios da Associação Brasileira de Recursos Hídricos têm sido um local privilegiado de encontro da comunidade de recursos hídricos. Estes encontros têm dado ao Brasil diversos frutos plasmados nas cartas da associação que ajudam a formular o modelo brasileiro de gestão dos recursos hídricos, nos anais que documentam o estado da arte do conhecimento sobre a água e na rica troca de experiências profissionais nas seções técnicas e corredores do evento. Sendo desta forma um momento especial para a ABRH.

O problema básico dos recursos hídricos água “tanta, tão pouca, tão suja e tão cara” tem se reafirmado nos recentes eventos severos de cheia e secas, na deterioração crônica da qualidade de água em diversos rios e nos problemas de acesso á água de diversas populações humanas notadamente as rurais. Esta problemática se dá em ambiente de crescente complexidade e incerteza. Complexidade e incerteza associada a fatores tais como, o clima em sua variabilidade natural e mudança antrópica, a economia globalizada e suas crises, a resiliência dos ecossistemas, a dinâmica política-jurídico-institucional dos sistemas de gestão dos recursos hídricos. A complexidade exige conhecimento e a incerteza exige gestão de riscos. A sustentabilidade dos recursos hídricos exige adequado tratamento da complexidade e incerteza.