PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Meteorologistas reunidos para lançar previsão da quadra chuvosa no Ceará (2010)

21 de janeiro de 2010 - 00:00

Evento promovido pela Funceme conta com a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior

 

Começa nesta terça-feira, 19, o XII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, evento anual no qual é gerado o prognóstico oficial da quadra chuvosa no Ceará. Neste ano, participam, além da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) – organizadora do Workshop, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o  International Research Institute for Climate and Society (IRI) da Columbia University, e representantes dos Núcleos estaduais de Meteorologia dos estados do Maranhão, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. Também participam pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 

O evento acontece no Seara Praia Hotel, em Fortaleza. Nele, os representantes dos órgãos apresentam suas considerações sobre a previsão climática sazonal para o Semiárido Nordestino entre fevereiro e maio deste ano, indicando como deve ser a qualidade do período chuvoso. Ao final dos trabalhos, na tarde da quarta-feira, 20, há uma reunião para ponderar os pontos abordados e, de forma consensual, chegar ao prognóstico oficial.

 

A divulgação do documento elaborado durante o Workshop, contendo o prognóstico oficial, acontecerá na manhã da quinta-feira, 21, às 09h30, no auditório da Funceme.

Serviço:

 

XII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino

19 e 20 de janeiro de 2010

Início: 9h00

Seara Praia Hotel – Av. Beira Mar, 3080 – Fortaleza -CE

Divulgação do prognóstico oficial da quadra chuvosa no Ceará

21 de janeiro de 2010

Início: 9h30

Auditório da Funceme – Av. Rui Barbosa, 1246 – Fortaleza-CE