Chove em cerca de 15 municípios do Ceará; litoral segue com possibilidade nesta quinta

20 de novembro de 2019 # # # #

Cariri e o litoral de Fortaleza estavam sob previsão nesta quarta (FOTO: Marciel Bezerra))

Cariri e o litoral de Fortaleza estavam sob previsão nesta quarta (FOTO: Marciel Bezerra))

Pelo menos 16 municípios do Ceará registraram chuva no intervalo entre as 7h desta terça (19) e as 7h desta quarta-feira (20), conforme balanço ainda parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os principais acumulados foram em Tauá (17 mm), Quiterianópolis (10 mm), Arneiroz (8,4 mm), Cariús (8 mm) e Independência (7 mm). Os dados são preliminares e podem ser acompanhados por meio do app ‘Calendário de Chuvas’ ou através do site. As precipitações recentes foram provocadas pela atuação conjunta, próximo ao Nordeste, de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) com a formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). A previsão de chuvas já havia sido indicada pelo órgão cearense.

Para hoje, após os registros nas primeiras horas do dia, principalmente no litoral, a tendência é de céu variando entre parcialmente nublado e claro sobre todo o território cearense. Para esta quinta-feira (21), apesar dos sistemas que atuaram nos últimos dias já terem se dissipado, a faixa litorânea segue com possibilidade devido a instabilidades atmosféricas.

Apesar da previsão para hoje e os próximos dias, é importante acompanhar as atualizações diárias pelo site da Funceme ou por meio do aplicativa gratuito ‘Funceme Tempo’, que está disponível para Android e iOS.