PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

XI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semi-árido Nordestino (2009)

21 de janeiro de 2009 - 00:00

Nos dias 19 e 20 de janeiro, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) realiza o XI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semi-árido Nordestino.

 

Workshop elabora previsão climática para o Semi-árido nordestino 

Nos dias 19 e 20 de janeiro, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) realiza o XI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semi-árido Nordestino. No evento, estarão reunidos, no Hotel Sonata de Iracema, meteorologistas, pesquisadores e  técnicos dos nove estados da região, além de institutos convidados do restante do Brasil e do exterior como CPTEC/INPE, INMET, UK-METOFFICE, IRI, IRD. 

O objetivo maior do workshop é elaborar um prognóstico de chuvas para o Estado do Ceará, durante a quadra chuvosa (fevereiro, março, abril e maio). Os participantes farão avaliações das condições dos Oceanos Pacífico e Atlântico e dos resultados de modelos dinâmicos globais e regionais e de modelos empíricos de diversas instituições. 

O produto final do encontro será divulgado à sociedade cearense no dia 21 de janeiro, durante uma coletiva de imprensa no auditório da Funceme.