PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme apresenta estudo sobre diversidade de solos no Sul do Ceará

18 de maio de 2010 - 00:00

Zoneamento identificou 15 tipos de solo em 25 municípios e tem objetivo de orientar políticas públicas para a Região

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apresentou, no dia 20 de abril, para técnicos do Banco do Nordeste (BNB) e do   Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) a conclusão do Zoneamento Agroecológico na Mesorregião do Sul Cearense. O estudo identificou 15 tipos de solo em 25 municípios e tem objetivo de orientar políticas públicas para a Região, com base nas potencialidades e limitações de cada solo. A apresentação foi realizada pelo presidente da Fun ceme, Eduardo Sávio Martins, no BNB do Passaré, com a presença de gestores dos órgãos e instituições que colaboraram com a pesquisa.

Segundo Margareth Carvalho, gerente do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Funceme, o Zoneamento possibilita a melhor escolha das áreas para a execução de ações e programas que incrementem a agricultura na Região. “O estudo dá subsídios para apontar, por exemplo, onde implementar um programa de reflorestamento com finalidade energética, direcionando para um desenvolvimento mais sustentável do Sul do Ceará, já que esta é uma atividade de grande exploração econômica”.

 

O Zoneamento contempla uma área total de 15.020 Km², compreendida pelos municípios de Abaiara, Altaneira, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre e Santana do Cariri.

 

Resultados

Em termos de potencialidades e limitações é possível destacar como de maior potencialidade agrícola os Latossolos, Argissolos, Nitossolos e Neossolos Flúvicos. Tais solos apresentam bons atributos físicos e as suas limitações são quase sempre de fertilidade natural e acidez (exceto os Neossolos Flúvicos), que podem ser facilmente solucionadas com o uso de adubação e calagem.   Em síntese, os solos da área têm potencialidades e limitações que refletem na aptidão agrícola e suas correções e manejo dependem fortemente da natureza dos mesmos. Através desse estudo as características de cada tipo de solo passam a ser melhor conhecidas, permitindo, assim, a adoção de um manejo, realmente, adequado.