PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará segue com condições favoráveis para chuva entre quinta e sexta-feira

16 de janeiro de 2020 - 13:00 # #

Cobertura de nuevsn será variada nos próximos dias, mas com chances de chuvas em todas as regiões (FOTO: Milena Kury)

Cobertura de nuvens será variada nos próximos dias, mas com chances de chuvas em todas as regiões (FOTO: Milena Kury)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em análise das atuais condições de tempo realizada na manhã desta  quinta-feira (16), aponta que o norte do Nordeste está sob influência de algumas áreas de instabilidade, que estão se formando principalmente pela atuação da brisa terrestre e da confluência de ventos provocada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Com isto, o Ceará apresenta cenário favorável para continuidade das precipitações nos próximos dias.

Para hoje, a tendência é de nebulosidade variável em todo o Estado, mas com eventos de chuva no Litoral do Pecém, na Ibiapaba e no Maciço de Baturité. Mais cedo, por meio de imagens da rede de radares mantida pela Funceme, observou-se chuvas no Litoral de Fortaleza.

No balanço parcial de acumulados de precipitações referente ao intervalo entre as 7h desta quarta-feira (15) e as 7h desta quinta, foram indicados registros em, pelo menos, 70 municípios. As maiores chuvas deste período de 24 horas foram em Granja (72 mm), Graça (49 mm), Reriutaba (45 mm) e São Gonçalo (45).

Já na previsão para esta sexta-feira (16), a Funceme indica que todas as macrorregiões estarão suscetíveis às chuvas. Porém, evidentemente, nem todos municípios deverão receber precipitações, nem elas devem se dar de forma contínua ao longo do dia. O esperado é que cada área das macrorregiões receba precipitações em mais de 50% do seu território.