PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Fevereiro, março e abril: chuvas ficam 46,4% abaixo da normal

8 de maio de 2013 - 12:09

Índice confirma previsão da Funceme divulgada no dia 25 de janeiro de 2013 

As precipitações observadas no Ceará durante o trimestre fevereiro, março e abril deste ano ficaram 46,4% abaixo da normal climatológica. Para o período, em todo o Estado, a média histórica é de 517,6 milímetros. Infelizmente, os registros da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que, em 2013, choveu somente 277,2 milímetros nesses três meses.Índice confirma previsão da Funceme divulgada no dia 25 de janeiro de 2013 

As precipitações observadas no Ceará durante o trimestre fevereiro, março e abril deste ano ficaram 46,4% abaixo da normal climatológica. Para o período, em todo o Estado, a média histórica é de 517,6 milímetros. Infelizmente, os registros da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que, em 2013, choveu somente 277,2 milímetros nesses três meses. 

“Tínhamos claros sinais de que teríamos mais um ano com poucas chuvas. O importante é que alertamos o poder público e a sociedade desde o início do ano, quando mostramos que as condições termodinâmicas da atmosfera e dos oceanos indicavam maior probabilidade de chuvas abaixo da normal”, destaca Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme. 

O gestor lembra, que, no dia 25 de janeiro de 2013, logo após a coletiva de imprensa onde foi divulgado o prognóstico para o trimestre março, abril e maio, foi realizada uma reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará. “Na ocasião, órgãos e entidades ligados à agricultura e gerenciamento de recursos hídricos já apresentaram planos com as ações iniciais para minimizar os efeitos da estiagem”.

Irregularidade

Na segunda quinzena do mês de abril, o Ceará foi afetado pela atuação da Zona de Convergência Intertropical – que é o principal sistema meteorológico indutor de chuvas no Estado – e foram registradas fortes precipitações em alguns municípios. Porém, devido à uma configuração desfavorável no Oceano Atlântico, o sistema se distanciou e as chuvas perderam intensidade. 

“Essa irregularidade temporal é uma característica de anos secos. No trimestre fevereiro, março e abril, tivemos períodos sem registros de precipitações alternados por dias com chuva. Também é normal a irregularidade espacial, ou seja, observarmos diferenças significativas nos índices de chuva de cada macrorregião do Estado”, explica Martins.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto – (85) 8814-4194
8 de maio de 2013