PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Maio, junho e julho devem ter chuvas abaixo da normal

19 de abril de 2013 - 10:13

Previsão climática aponta quadro desfavorável às precipitações no Ceará

A quadra chuvosa no Ceará está chegando ao seu último mês (maio) e, parcialmente, as chuvas estão 60% abaixo da normal, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Pelo que indicam os especialistas, a estiagem deve seguir pelos próximos meses em todo o Nordeste. Ontem, 18 de abril, após nova reunião mensal de avaliação climática para a Região, desta vez realizada em Maceió/AL, meteorologistas mantiveram a previsão de maior probabilidade de chuvas abaixo da normal. Além do mês de maio, o novo prognóstico também abrange os meses da pós-estação chuvosa no Estado, junho e julho. 

A reunião contou com técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), da Funceme e dos núcleos de meteorologia dos estados no Nordeste. Eles analisaram as condições atmosféricas e oceânicas e apontaram, para o Ceará, probabilidade de 45% para as precipitações ficarem abaixo da normal, 40% para chuvas em torno da normal e 15% de chances de chover uma quantidade acima da normal no período.

“Estamos numa situação de estiagem e, infelizmente, as previsões são de manutenção desse quadro.  Acompanhando a evolução das temperaturas de superfície do Oceano Atlântico tropical, percebemos que as condições permanecem desfavoráveis às precipitações. Da forma que o oceano se encontra, com a parte norte mais aquecida, a Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema indutor de chuvas no Ceará, está posicionada distante do Estado. Assim, não temos chuvas regulares”, explica Meiry Sakamoto, gerente do Núcleo de Meteorologia da Funceme. Ela ressalta que a irregularidade temporal e espacial das chuvas é uma característica dos anos com precipitações abaixo da normal.

Assim como aconteceu nas reuniões de janeiro, fevereiro e março, no encontro de Maceió também foi considerado o modelo atmosférico global gerado pela Funceme, único núcleo estadual do Brasil a fornecer esse tipo de informação em escala mundial. O novo produto da instituição foi analisado junto aos modelos do INMET e  CPTEC/INPE.

Previsão do Tempo

Desde a última quarta-feira, 17 de abril, a elevada umidade relativa do ar e a influência de uma Zona de Convergência de Umidade sobre o Nordeste do Brasil vem causando chuvas no Ceará. Segundo a Funceme, nesta sexta-feira, 19, foram registradas precipitações em 146 municípios do Estado, sendo os maiores índices em Hidrolândia (80 milímetros), Quiterianópolis (72mm) e Parambu (68mm). Em Fortaleza, choveu 14 milímetros. A previsão do tempo para amanhã é de céu entre nublado e parcialmente nublado, com chuvas em todas as regiões cearenses.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto – (85) 8814-4194
19 de abril de 2013