O ARID decidiu desenvolver uma biblioteca de recursos educacionais digitais sobre as múltiplas dimensões biofísicas e humanas dos recursos hídricos e seus usos nas regiões semiárida e mediterrânea. Para isso, nos beneficiamos do apoio do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) por meio do programa Estruturação de Projetos de Treinamento no Sul (PSF). Temos três motivações:

Adaptar materiais acadêmicos clássicos para um público acostumado a novas formas de comunicação;

Confrontar os alunos com uma realidade global, maior e mais complexa do que seu ambiente imediato;

ilustrar as realidades do campo, muitas vezes difíceis de representar nos cursos acadêmicos clássicos.

Esses recursos educacionais digitais são estruturados para constituir caminhos de aprendizado de nível mestre, mas também podem ser usados de outras maneiras, por exemplo, no treinamento de doutorado ou no acesso individual. Eles devem ser compartilhados entre parceiros ARID e muito mais, sem nenhuma outra restrição que o respeito aos direitos autorais. Todos usarão esses recursos de acordo com suas necessidades e desejos.

Os elementos que compõem esta biblioteca são sequências de vídeo e exercícios online, além de muitos outros formatos complementares (fotos, documentos técnicos, entrevistas, extratos da imprensa etc.). Comparado a um MOOC, a construção desta biblioteca é mais flexível, mais diversificada e em constante evolução.

Três áreas são cobertas:

– a aquisição de conhecimento científico (conceitos fundamentais e resultados recentes de pesquisas internacionais);

– domínio tecnológico (o porquê e como dos métodos e abordagens utilizados, críticas às informações adquiridas);

– estudos de caso, mostrando a complexidade de situações reais e suas diferenças algumas vezes importantes com o discurso acadêmico. A riqueza do cruzamento interdisciplinar entre as ciências biofísica, humana e social será regularmente lembrada e ilustrada.