Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Ceará é representado em feira de jovens pesquisadores na Espanha

Vitor Hugo Sampaio, bolsista da Funceme, participou da Exporecerca Jove, em Barcelona

Aluno do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e bolsista do Núcleo de Monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologista e Recursos Hídricos (Funceme), Vitor Hugo Sampaio ganha visibilidade representando o Estado do Ceará em eventos de jovens pesquisadores. O mais recente aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de abril, na cidade de Barcelona, na Espanha.  O Cearense expôs, na “Exporecerca Jove”, sua premiada pesquisa “Aperfeiçoamento do Sistema de Avaliação de Dados Ambientais coletados por PCDs: Qualidade e Precisão no Fomento à Pesquisa e Estudos de Tempo e Clima”.



“Participar da Exporecerca Jove é um momento marcante e muito especial na minha vida. Além de voltar ao país que me acolheu tão bem durante o intercâmbio acadêmico, considero a concretização de um sonho por sair pela primeira vez do país a expor um trabalho científico. É incrível saber que a educação e ciência podem sim nos proporcionar grandes experiências e direcionar nossas vidas a caminhos mágicos”, descreve Sampaio.  



Ele ganhou credencial para participar da feira internacional após seu projeto conquistar medalha de prata na segunda edição da feira de projetos científicos realizada pela Sociedade Latino Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada A.C (SOLACYT), que aconteceu em setembro de 2016, na cidade de Lages-SC. A pesquisa do jovem cearense busca automatizar o processo de validação desses dados de Plataformas de Coleta de Dados (PCDs), que armazenam e transmitem informações meteorológicas e ambientais como pluviometria, umidade relativa do ar, radiação solar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, umidade do solo, etc. Atualmente, a validação dos dados é feita manualmente o projeto vai gerar um novo arquivo com código para dizer se a informação é correta se está destoante da climatologia. É também uma forma de detectar eventuais defeitos nos equipamentos.

Na Exporecerca Jove, Vitor Hugo Sampaio montou estande representando o Ceará e o Brasil, com informações sobre o trabalho da Fucneme. “O formato do evento é semelhante às demais feiras científicas, com exposições em estandes e projetos de diversos segmentos e países, o que a diferencia é a marcante presença do catalão e sua organização feita totalmente por jovens. É estimulante ver que um número cada vez maior de pessoas, de diferentes idades e nacionalidades, estão engajadas em fazer a diferença no mundo, seja com uma ideias, projetos ou ações”.



Na agenda do jovem cientista, houve espaço para uma visita técnica ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), cujo convite veio do pesquisador Ramon Eritja, que se mostrou interessado na pesquisa do cearense. “Na oportunidade conheci o Instituto de Química Avançada da Catalunha, a Estação da Rede de Vigilância e Previsão de Contaminação Atmosférica, bem como o Laboratório de Ciências Marinhas (referência na Espanha)”, relata Sampaio.

México e Fortaleza

Além de Barcelona, a pesquisa do bolsista da Funceme deverá ser apresentada na Cidade de Guadalajara, no México, em julho deste ano, na Vences (Verano Nacional Científico para Estudiantes Sobresalientes) importante feira latino-americana de jovens cientistas. As medalhas na SOLACYT também o credenciaram para este evento. Para viajar e custear a participação nas feiras para os quais foi credenciado, o pesquisador busca patrocínio. Em agosto, ele está classificado para participar da participar da Expo Sciences International (ESI) 2017, que será realizada em Fortaleza, também mostrando o projeto de validação dos dados de PCDs.

“As premiações são reconhecimentos importantes de muito esforço e dedicação. Mas meu foco principal é fazer ciência e impactar as pessoas, a sociedade”, destaca Vitor Hugo Sampaio, que também realiza projetos paralelos independentes como o “Referencial Verde”, que consiste no compartilhamento de ideias e multiplicação de ações com o objetivo de fortalecer o elo sociedade/natureza e impactar positivamente o dia a dia das pessoas. O trabalho é desenvolvido nas redes sociais (facebook, instagram e pinterest) e possui mais de 20 mil seguidores.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
17 de abril de 2017

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
JUNHO 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados