Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Aplicativos e serviços de informação aproximam Funceme e sociedade de forma simples

O Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação tem grande importância para o público em geral, pois é através destes sistemas e aplicativos desenvolvidos que as informações são disseminadas para o cidadão e para instituições federais e estaduais

 

Comemorar 45 anos de história é também evoluir no âmbito da tecnologia. Para desenvolver seus estudos, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) conta com um aparato de ferramentas que proporcionam melhores resultados nas mais diversas esferas, incluindo o cidadão comum e os próprios colaboradores e servidores.

 

Criada há três décadas, a área de desenvolvimento de tecnologias da Funceme vem desenvolvendo produtos e serviços para atender o público interno e externo.



Dentre as principais atividades do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (Nutic) podemos citar as seguintes: implementação de sistemas para a área administrativa e para as áreas fins da Instituição; desenvolvimento e manutenção do site da Funceme e do Portal Hidrológico com todos os produtos e serviços atualizados; manutenção de um banco de dados com informações de mais de 40 anos; implementação de aplicativos para dispositivos móveis; estruturação de segurança de dados; desenvolvimento e operação de sistemas e implementação de links para o acesso aos radares meteorológicos.

 

“Esse conjunto de atividades visa o bom funcionamento tecnológico da Funceme garantindo um ambiente propício aos estudos científicos e à divulgação de informações à sociedade”, explica a supervisora do Nutic, Adriana Rebouças.

 

Foco no cidadão

 

Ao longo de sua história, a área de Tecnologia da Informação desenvolveu, em conjunto com as áreas de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Meteorologia, diversas tecnologias para o tratamento, processamento e visualização de imagens de satélites e radar, dados meteorológicos, dentre outras.

 

“Hoje contamos com tecnologias de fácil acesso, tanto para web como para dispositivos móveis. Temos muitos aplicativos voltados às áreas fins da Funceme”, comenta Rebouças.

 

Dentre as ferramentas mais importantes podemos citar os seguintes:

 

 

  • PCDs: informações sobre os dados coletados pelas plataformas de coleta de dados

 

  • Funceme Tempo: aplicativo Android e iOS com informações de tempo, maré, lua, radar e satélite

 

  • Funceme Marés: aplicativo Android e iOS com informações sobre marés e lua

 

  • Portal Hidro CE: aplicativo Android e iOS com informações sobre os reservatórios do Ceará

 

  • Portal Hidro NE: aplicativo Android e iOS com informações sobre os reservatórios do Nordeste

 

  • Mobile App Atlas Solar: aplicativo Android e iOS com informações sobre o histórico da incidência de radiação solar no Ceará

 

 

  • Monitor de Secas: portal e aplicativo para acompanhamento da variação dos níveis de seca no Nordeste

 

 

  • Radar: ferramenta web para visualização da rede cearense de radares 

 

  • Sistema SIGA: site para o sistema de informação para o gerenciamento de alocação de água 

 

  • Alerta Fortaleza: sistema de alertas de fortaleza, utilizado pela defesa civil

 

 

  • Zacegis: ferramenta geoespacial para exibir o zoneamento-agroecológico do ceará

 

  • Site Projeto Pirata: site para exibir os produtos gerados do programa Pirata, que estuda as interações oceano-atmosfera no atlântico Tropical e seus impactos na variabilidade climática regional em escalas sazonais

 


O Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação tem grande importância para o público em geral, pois é através destes sistemas e aplicativos desenvolvidos que as informações são disseminadas para o cidadão e para instituições federais e estaduais, como Secretaria dos Recursos Hídricos, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), dentre outras.

 

A supervisora Adriana Rebouças ressalta ainda o Portal de Acesso à Informação. Nele é possível acessar informações institucionais, tanto da área administrativa como da área técnica. Além disso, a Funceme disponibiliza ainda o Acesso Cidadão, que contém a relação de todos os serviços mantidos e oferecidos ao cidadão.

 

As atividades da área de TI e Comunicação têm sido fundamentais no crescimento da instituição, seja através da implementação de produtos, seja como um veículo de disseminação de informações para o público em geral. Podemos ressaltar que a Funceme tem avançado nos estudos meteorológicos, ambientais e hídricos nos quais as tecnologias desenvolvidas têm tido um papel importante nesse avanço.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação da Funceme

 

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
OUTUBRO 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados