Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Funceme, UFC e ANA reúnem-se para avaliar atividades de convênio

Logo após este momento, técnicos e pesquisadores se reunirão no início de novembro, em Brasília, para mais um rodada de avaliações e planejamento de atividades.

 

 

Pesquisadores da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Agência Nacional das Águas (ANA) reuniram-se em Fortaleza durante os dias 10 e 11 de outubro para avaliar as primeiras atividades do convênio firmado entre órgãos no fim de 2016.

 

O convênio tem por objetivo a elaboração de estudos de suporte ao planejamento e à gestão de sistemas hídricos no Nordeste, com o foco no abastecimento urbano e na operação de infraestruturas hídricas de usos múltiplos. Os recursos financeiros para a execução do projeto, que terá duração de três anos, foram fixados em R$ 7,2 milhões. As atividades até o momento focaram no marco conceitual do Plano Geral de Atuação (PGA) e Planos de Contingência, assim como nas simulações/otimizações do sistema de reservatórios do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

 

“Neste convênio colaboramos com a ANA no contexto do PGA visando dar subsídios à alocação de água, análise tendencial do cenário climático, simulação do sistema de reservatórios do PISF, entre outros temas”, explica Martins.

 

O especialista em Recursos Hídricos e técnico da ANA, Marcos Pufal, avalia o encontro como proveitoso e afirma que serviu para alinhar, ainda mais, o trabalho que vem sendo feito desde o fim do ano passado.

 

“Esse contato mais próximo dos técnicos permite a gente tirar dúvidas, ver onde podemos melhorar. Eu vejo que o evento foi promissor. Conseguimos atingir os objetivos e ainda estreitamos os laços entre ANA e Funceme. Agora teremos novos passos e, consequentemente, novos resultados”, afirma.

 

Dividido em duas partes, a reunião na sede da Funceme também contou com participação do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ex-presidente da Funceme, Francisco de Assis Filho. Na ocasião, ele colaborou com seu conhecimento na área do Semiárido e gestão dos Recursos Hídricos. Além dele, Eduardo Sávio apresentou os resultados até então atingidos, assim como divulgação de ações dos demais profissionais que estão atuando no convênio.

 

“Uma coisa que eu vejo como fundamental é o interesse dos técnicos da Funceme. Eu vejo muito empenho, todo mundo conhecendo bem as especificidades do convênio e isso me deixa muito feliz. Com isso, a gente tem certeza que vai chegar no final com ótimos resultados e os objetivos cumpridos”, disse Marcos Pufal.

 

Confiança

 

O técnico da Agência Nacional das Águas reforçou ainda que convênios desta magnitude são fruto de outros resultados obtidos pela Funceme. Segundo ele, é necessário bastante know-how, principalmente quando o objetivo é melhorar a vida de milhões de pessoas que vivem no Semiárido.

 

“A gente vê bons resultados no passado e entendemos que é necessário contar com instituições que tenham conhecimento da realidade do Nordeste. No caso da Funceme, que tem uma história de 45 anos de estudos dos problemas da região, a gente espera alcançar resultados para enfrentamento da seca e melhorar as questões da gestão de recursos hídricos. Essa sinergia é muito importante para alcançar o bem das pessoas que vivem na região", disse Pufal.

 

Logo após este momento, técnicos e pesquisadores se reunirão no início de novembro na sede da ANA para mais um rodada de avaliações e planejamento de atividades.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação da Funceme

 

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
NOVEMBRO 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados