Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Funceme realiza encontro com técnicos da Ematerce para discutir atividades do Monitor de Secas do Nordeste



A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) realizou, nesta sexta-feira (9), um encontro na sede da instituição com profissionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) para apresentar o Monitor de Secas do Nordeste e prospectar novos validadores para a ferramenta, que é uma experiência que reúne instituições federais e estaduais no monitoramento da situação de seca no Semiárido brasileiro.

A reunião é uma das etapas para o processo de fortalecimento dos resultados do Monitor, assim como para a colaboração dos setores agrícolas, por exemplo. Hoje, o processo tem a Agência Nacional de Águas (ANA) como instituição central, porém, busca mais parceiros para gerar ainda mais resultados.

Reunidos na sede da Funceme, os técnicos da Ematerce tiveram conhecimento de todo o processo de produção e validação dos mapas que são gerados mensalmente e disponibilizados no site e por meio de aplicativo gratuito para celular. Após o encontro, os participantes preencheram um formulário que servirá de base para a prospecção de novos validadores, a partir dos próprios interesses do setor da agricultura.

De acordo com o coordenador estadual de irrigação da Ematerce, Nizomar Falcão, o encontro proporciona condições para melhorar a troca de informações entre o Estado e o agricultor cearense.

“É uma oportunidade única que a extensão rural está tendo de fornecer informações para a Funceme para que ela, junto a outros órgãos federais, incorpore em seus projetos demandas que são dos próprios agricultores. Demandas estas que são fundamentais para adquirir relevância na questão da convivência com o Semiárido”, pontuou Falcão.

Já o engenheiro agrônomo Itamar Teixeira afirmou que a reunião foi de grande importância para o desenvolvimento do Monitor de Secas e gestão dos recursos hídricos e agrícolas do Estado. “Foi muito interessante e esclarecedor, o que nos condiciona a uma participação mais efetiva neste processo de validação da ferramenta”, disse o técnico da Ematerce.

Com as indicações da Ematerce, a Funceme se reunirá com a ANA para apresentar os resultados do encontro e decidir as novas etapas do processo.

 

Assessoria de Comunicação
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima - (85) 98727.1557 / 98814.4194
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
MAIO 2018
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados