Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Funceme parabeniza Antônio Divino Moura, 1º brasileiro a receber o maior prêmio mundial na área de Meteorologia e Climatologia

O prêmio é concedido pelo Conselho Executivo da Organização Meteorológica Mundial em reconhecimento de contribuições destacadas para o campo da Meteorologia, Hidrologia, Climatologia ou áreas afins
 

Com trabalhos que ultrapassam as barreiras do Brasil, Divino Moura tem importante colaboração na área da ciência (FOTO: José Cruz/Agência Brasil)
 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) parabeniza o vice-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e coordenador do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Antônio Divino Moura, pela conquista do mais importante prêmio internacional concebido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) na última semana.

 

Engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais com Pós-Doutorado no Goddard Space Flight Center, da Nasa, Divino Moura foi reconhecido pelo excelente trabalho na área de pesquisa em Meteorologia e Climatologia ao longo das últimas décadas.

 

Ele é o primeiro brasileiro a receber tal premiação, que foi instituída em 1955. O prêmio é concedido pelo Conselho Executivo da OMM “em reconhecimento de contribuições destacadas para o campo da Meteorologia, Hidrologia, Climatologia ou áreas afins”.

 

Parceiro da Funceme em diversos projetos, o pesquisador mineiro colabora com o órgão estadual desde a década de 70. Entre os destaques está a participação no Prediction and Research Moored Array in the Tropical Atlantic, conhecido como Projeto Pirata, que, há 20 anos, monitora as condições meteoceanográficas no Oceano Atlântico por meio de uma extensa rede de boias, que contribuem para os estudos das interações oceano-atmosfera e seus impactos na variabilidade climática regional em escalas sazonais e interanuais.

 

Em outro momento, enquanto fundador e diretor do Instituto Internacional de Pesquisa para o Clima e a Sociedade (IRI), estabeleceu convênio com o Governo do Estado do Ceará que possibilitou o início da caminhada da Funceme na modelagem climática regional e de impactos, tendo hoje a instituição, a partir deste momento inicial, avançado para a implementação de um sistema de previsão climática independente.

 

Reconhecido como um dos maiores especialistas em climatologia, principalmente na previsão do tempo e nas interações entre oceano e atmofera, Divino Moura foi diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), fundador do Instituto Internacional de Pesquisa para o Clima e a Sociedade (IRI), da Universidade da Columbia, em Nova York, e entre outros, vice-presidente da Organização Meteorológica Mundial.

 

A Funceme orgulha-se em contar com a colaboração de um profissional de tamanho gabarito, pois seus feitos colocam o Brasil entre os países de destaque no campo da Meteorologia e da Climatologia. Sabe-se que os resultados conquistados por Divino Moura ao longo de sua trajetória são reflexos do trabalho sério e do compromisso com a pesquisa e desenvolvimento. Que sua atuação continue proporcionando ainda mais importantes resultados para a meteorologia, área essencial para o desenvolvimento das nações.

 

Veja mais detalhes no site da MMO.

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
DEZEMBRO 2018
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados