Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Projeto Aluvião

Para ver o texto completo Clique aqui.

 

Mapeamento e Avaliação do Potencial Hídrico Subterrâneo dos Aluviões em Zonas Semi-Áridas Utilizando Técnicas de Sensoriamento Remoto e SIG.

 

 OBJETIVO: mapear e avaliar o potencial hídrico subterrâneo dos aluviões, na região abrangida pela Folha Itapiúna – Ceará, com vistas à otimização dos processos de determinação das disponibilidades hídricas em zonas do Semi-Árido do Ceará.

 

LOCALIZAÇÃO: a área em estudo situa-se no Nordeste do Estado, abrangendo a Folha Itapiúna/CE (SB.24-X-A-IV), sendo delimitada pelas coordenadas geográficas 4o3000” a 5o0000” de Lat. Sul e 39o0000” a 38o3000” de Long. Oeste.

 

  METODOLOGIA:


1ª Etapa: planejamento de ações, levantamentos bibliográficos, coleta de dados preliminares e aquisição de equipamentos;

 

2ª Etapa: atividades de geoprocessamento de produtos de sensoriamento remoto e elaboração do mapa preliminar de localização dos corpos aluvionares;


3ª Etapa: realização de estudos radiométricos terrestres e levantamento das características geométricas e hidráulicas dos meios aqüíferos;


4ª Etapa: elaboração do mapa de localização, classificação hierárquica do potencial hidrogeológico dos corpos aluvionares.

 

ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO:


Tratamento de Imagens de Satélite

Contempla o estudo simultâneo de dois tipos diferentes de imagens (LANDSAT e ASTER). Imagens SPOT também foram avaliadas (outra área).

 

Sistema de Informações Geográficas

Através da interação de diversos planos de informações, busca-se não só elementos para a identificação dos aluviões nas zonas de embasamento cristalino, como também a inter-relação destes planos com as zonas de recarga do aqüífero aluvionar. Esta informação é valiosa para a gestão dos recursos naturais da região.

 

 

 

 

 

Espectometria de Campo

Com o uso de um espectroradiômetro busca-se estudar a resposta espectral de diversos tipos de alvos (sedimentos aluvionares, embasamento cristalino, coberturas vegetais, etc.), em ambiente Semi-Árido.

 

 

Hidrogeologia

 

  Estão sendo levantadas características dimensionais (largura e espessura) e parâmetros hidráulicos  de vários depósitos aluvionares da região.

 

 

Resultados Esperados

O projeto permitirá criar critérios de mapeamento dos corpos aluvionares, com base em produtos de sensoriamento remoto e tecnologia GIS. A experiência a ser adquirida poderá nortear futuros trabalhos com enfoques semelhantes.

 

Contribuição Científica

O desenvolvimento do projeto permitiu a defesa de uma dissertação de mestrado do bolsista da FUNCEME, engenheiro Francisco Jorge de Oliveira, na área de Recursos Hídricos do Departamento de Hidráulica da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
AGOSTO 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados