PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Banco Mundial quer criar Monitor de Secas no Nordeste

22 de janeiro de 2014 - 11:46

Objetivo é formar, junto com instituições nacionais, plano de preparação para futuras estiagens 

Começou hoje, 22 de janeiro de 2014, em Fortaleza, a 1ª Reunião Técnica para a implementação de um Monitor de Secas no Nordeste Brasileiro (MSNE), iniciativa capitaneada pelo Banco Mundial que envolve órgãos federais e estaduais interessados em formatar planos de preparação para a estiagem. O evento acontece no Hotel Luzeiros (Avenida Beira-Mar, 2600 – Meireles) e segue até o dia 24,  reunindo as partes interessadas envolvidas com o projeto e execução do programa, consultores e os membros da equipe do Banco.

 

Desde o ano passado, as instituições se articulam e se reúnem para dialogar sobre as formas adequadas de melhorar a política e a gestão da seca. O Banco Mundial vem recebendo demandas de apoio técnico de instituições nacionais e dos estados brasileiros buscando formas de diminuir os efeitos negativos da estiagem iniciada em 2012. Por outro lado, o Ministério da Integração Nacional (MI), a Agência Nacional de Águas (ANA), os comitês estaduais de seca e várias agências meteorológicas / hidrológicas estaduais (especificamente, a FUNCEME do Ceará, a APAC de Pernambuco, e o INEMA da Bahia, entre outros) têm desempenhado uma forte liderança e progredido em direção à melhoria da gestão e planejamento da seca.

Com o avanço dos diálogos, percebeu-se a necessidade da criação de um programa-piloto regional no Nordeste, para demonstrar ferramentas e estratégias concretas de gestão pró-ativa da seca, através do desenvolvimento de um Monitor de Secas do Nordeste (MSNE) e de planos de preparação para a seca em todos os estudos de caso selecionados.

Compromissos

As sessões de trabalho que acontecem em Fortaleza são as primeiras de uma série de três reuniões técnicas que ocorrerão durante o primeiro semestre de 2014 a respeito do programa-piloto regional. Os organizadores pretendem discutir e responder as várias questões-chave relativas ao MSNE e fazer com que os parceiros assumam compromissos em relação a um plano de trabalho claro para o período que antecede a 2ª Reunião Técnica, marcada para abril.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto – (85) 8814-4194
22 de janeiro de 2014