PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará terá Câmara Temática de Clima e Recursos Hídricos

9 de abril de 2014 - 18:22

Funceme é um dos órgãos envolvidos na iniciativa, que deve ser concretizada em 60 dias

Em visita a Fortaleza no último dia 7, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, participou de evento na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), onde, dentre outras pautas, foi discutida a criação de uma Câmara Temática de Clima e Recursos Hídricos no Ceará. O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, esteve presente e assegurou que a instituição contribuirá na parte operacional da Câmara, disponibilizando banco de dados e pesquisas nos temas e utilizando sua experiência em hidrologia e climatologia. 

 

Durante o evento, o presidente da União dos Agricultores do Vale do Jaguaribe (Univale), João Teixeira, irmão do ministro, informou que a Câmara Temática Clima e Recursos Hídricos ficará ligada à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e já está em elaboração. “O governador Cid Gomes já deu sinal verde e essa câmara deve ser lançada nos próximos 60 dias”, afirmou. Com a iniciativa, o setor produtivo, governo, universidades e outras instituições terão um espaço para discutir questões ligadas ao clima e recursos hídricos. 

João Teixeira ressaltou que além de ter água, é necessário “que haja modos de transportá-la, e que os setores privados precisam repensar com urgência suas atitudes em relação ao meio ambiente e aos resultados do último relatório do IPCC”.  A importância desse debate também foi ressaltada pelo secretário executivo de Recursos Hídricos do Estado, Ramon Rodrigues. “Como a prioridade legal da água é para o consumo humano e animal, o que é correto, os setores privados têm que se organizar para que a produção tenha o recurso garantido”, afirmou.

Fonte: Jornal O Estado
7 de abril de 2014