PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme ministra curso do sistema SIGA para técnicos da ANA

6 de maio de 2014 - 18:53

Ferramenta desenvolvida no Ceará visa otimizar operação de reservatórios e alocação de água

Entre os dias 28 e 30 de abril de 2014, um grupo de 15 técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) recebeu treinamento para utilizar a ferramenta Sistema Integrado para Gerenciamento da Alocação de Água (SIGA), idealizada e desenvolvida pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O curso aconteceu em Brasília e foi ministrado pelos instrutores Venícius Fernandes Barros e Robson Franklin Silva, da instituição cearense.

O SIGA é um sistema de informação com modelagem hídrica para o suporte ao planejamento e gerenciamento de sistema hídricos, especialmente à alocação de água. Os diferentes módulos desse sistema (desenho de rede de fluxo, hidrologia, calibração, operação de reservatórios, otimização, estudo de demandas, qualidade de água e previsão de afluências) têm o intuito de auxiliar o processo de tomada de decisões através da apresentação e análise de alternativas estratégicas de planejamento baseadas nos resultados das simulações hidrológicas.

Os dois órgãos são parceiros em muitos projetos e estreitam relações com o intercâmbio de informações e tecnologias. Os módulos e estudos realizados para o desenvolvimento do SIGA nas bacias hidrológicas no Ceará são vistos pelas instituições que trabalham com recursos hídricos como exemplo bem sucedido de ferramenta de auxílio e suporte à operação de reservatórios e à alocação de água. Com a ANA não foi diferente. A Agência se interessou pelo sistema e busca formas de adaptá-lo em escala nacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme

Guto Castro Neto – (85) 8814-4194

6 de maio de 2014