PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Bolsista da Funcap ministra curso na Funceme

16 de outubro de 2014 - 14:53

Treinamento otimiza uso de ferramenta de visualização e análise de dados para oceanógrafos e meteorologistas

Desenvolvida pela NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), dos EUA, a ferramenta “Ferret” é um ambiente interativo de visualização e análise projetado para atender as necessidades de oceanógrafos e meteorologistas que trabalham com grandes e volumosos conjuntos de dados em grade. Dessa forma, profissionais e estudiosos dessas áreas no Ceará podem ter seus trabalhos beneficiados com os recursos oferecidos pelo Ferret.

Ciente disso, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e o bolsista da Funcap, Paulo Santiago, realizam treinamento para 18 técnicos e estudantes de graduação e mestrado na ferramenta Ferret. O curso “Análise e Visualização de Dados com Ferret” acontece entre os dias 15 e 18 de setembro de 2014 na Sala de Treinamento da Funceme.

“É um facilitador para gerar figuras e análises de previsão do tempo na própria Funceme e em previsão do tempo regional. No curso, estiveram reunidos profissionais de meteorologia, além de alunos de cursos de física da atmosfera, hidrologia, oceanografia”, afirma Santiago.

O pesquisador tem experiência com Ferret desde 2006, quando cursou mestrado em física aplicada na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e utilizou a ferramenta na análise climaoceânico global de sua pesquisa de doutorado em meteorologia no INPE. “Estudos de tempo, clima, meteorologia e oceanografia são os principais beneficiados dessa ferramenta”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
17 de setembro de 2014