PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Missão brasileira visita agência de meteorologia da França

16 de outubro de 2014 - 16:38

Encontro aconteceu no âmbito do “Programa Diálogos Setoriais Brasil – União Europeia”

Finalizando a Missão brasileira à Europa, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi realizada, nos dias 18 e 19 de setembro de 2014 uma visita técnica às instalações laboratoriais da agência de meteorologia da Franca (Météo-France). O encontro contou com cinco brasileiros representando instituições diversas: Sanderson Leitão, do MCTI; Eduardo Sávio Martins, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme); Adriana Cuartas, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN); Alfredo Ribeiro Neto, da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (RedeClima); e Bruna Mendonça, da Agência Nacional de Águas (ANA).

A visita começou no dia 18 pela diretoria de previsão operacional, onde a Missão foi recebida pelo diretor Pascal Brovelli. O roteiro contou ainda com as áreas de climatologia (onde foi apresentado o projeto de previsão sazonal dos recursos hídricos e a estrutura de coleta e tratamento de dados sobre o clima) e a diretoria de sistemas de observação.

No dia seguinte, os brasileiros conheceram a diretoria de pesquisa em previsão de tempo e clima da Météo-France e passaram também pela divisão de hidrologia operacional e pelos hangares onde ficam as aeronaves laboratório da instituição francesa.

Fonte: MCTI, Météo-France e Funceme
19 de Setembro de 2014