PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Técnica da Funceme ministra palestra em Angola sobre desertificação

16 de outubro de 2014 - 16:46

Sônia Perdigão foi convidada pela Fundação Eduardo dos Santos (FESA)

A experiência na área de meio ambiente e os trabalhos desenvolvidos para a convivência com a seca e o combate à desertificação renderam à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) convite para participar do “Workshop sobre Tecnologias/Estratégias de Combate à Desertificação na Província do Namibe”, em Angola. O evento aconteceu no dia 18 de setembro de 2014 e a instituição cearense foi representada pela engenheira agrônoma Sônia Perdigão, do Núcleo de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Funceme.

O Workshop fez parte das atividades de celebração dos 18 anos de criação da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), entidade sem fins lucrativos que busca promover mudanças sociais e econômicas em Angola. “Os angolanos respeitam muito o Brasil e pude sentir isso quando falei do envolvimento da Funceme com as questões pertinentes à desertificação”, explicou Sônia.

Segundo a engenheira, os angolanos estão bastante sensibilizados e motivados a desenvolver projetos que melhorem a convivência da população em terras áridas. “Na província de Namibe, há áreas de deserto, então essa temática é muito presente na rotina deles. Percebo essa participação da Funceme no Workshop como um reconhecimento do nosso esforço no combate à desertificação”.

Em sua apresentação aos angolanos, Sônia mostrou os resultados satisfatórios do Programa de Desenvolvimento Hidroambiental (PRODHAM), aplicado na microbacia do rio Cangati, em Canindé, e das intervenções de manejo sustentável na localidade do Brum, no município de Jaguaribe. “Também expliquei sobre as definições de desertificação, segundo a Convenção da ONU que trabalha com esse tema (UNCCD); mostrei os trabalhos do Plano de Ação Nacional (PAN) e o Plano de Ação Estadual (PAE) e o mapeamento que fizemos do Estado do Ceará para orientar políticas públicas sobre o problema”.

Visita de campo

Além da participação no Workshop, a Sônia Perdigão teve a oportunidade de conhecer o projeto de reflorestamento promovido no deserto da província de Namibe. “Eles estão plantando espécies de casuarina e o vegetal está resistindo. Eu mesma plantei uma muda. Acho que a visita foi somente nosso primeiro contato com a FESA. Acredito que projetos e parcerias deverão surgir num futuro próximo”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
26 de setembro de 2014