PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Defesa Civil inicia trabalho preventivo para quadra chuvosa de 2010

23 de dezembro de 2009 - 00:00

Projeto orienta alunos sobre como proceder em casos de desabamentos, enchentes, inundações e alagamentos

 

A Defesa Civil de Fortaleza já iniciou os trabalhos de prevenção aos danos que podem ser causados durante a quadra chuvosa de 2010. Técnicos do órgão fazem visitas em escolas municipais, estaduais e particulares para conscientizar e orientar os alunos sobre como proceder em casos de enchentes, inundações, alagamentos e desabamentos. Desde setembro deste ano, o projeto já visitou 22 escolas, levando o conhecimento para 1.846 alunos da 3ª a 9ª série. O prognóstico sobre o período chuvoso no Ceará será divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na segunda quinzena de janeiro.

 

“O objetivo do Projeto Defesa Civil nas Escolas é diminuir o sofrimento da população, principalmente os moradores das áreas de risco, durante os meses de chuva na Capital. Com a ajuda dos professores, ensinamos, através de folhetos, slides e filmes, como as pessoas precisam agir para diminuir riscos de afogamentos ou ferimentos e ainda apelamos para que seja evitado o despejo de lixo em margens de rios, canais, bocas de lobo e córregos. Os adolescentes são orientados a ter, nas emergências, atenção maior com idosos, crianças e portadores de deficiência. Também mostramos como usamos os produtos da Funceme, como a previsão do tempo, e a importância dessa informação para nossas ações. A idéia é que os alunos levem o conhecimento adquirido para os pais e vizinhos, deixando a comunidade bem informada”, explicou Francisco Elineldo Maia Pinheiro, técnico da Defesa Civil.

Parceria

 

A Funceme disponibiliza um barco de salvamento aquático para as ações da Defesa Civil. “É fundamental a parceria entre os dois órgãos, que já existe há muitos anos. O barco, com capacidade para 5 pessoas, está sendo usado para evitar afogamentos e para o monitoramento em balneários e praias da Barra do Ceará. Além disso, as informações geradas pela Funceme são muito úteis e nos auxiliam bastante na tomada de decisões”, comentou Pinheiro.