PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme avalia presença de agroquímicos nos recursos hídricos de Morada Nova

10 de fevereiro de 2009 - 00:00

São realizadas coleta e análises físico-químicas, bacteriológicas e de agroquímicos em amostras de água.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) vem desenvolvendo um projeto de pesquisa, em convênio com o Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci) do BNB, para avaliar a presença de agroquímicos nos recursos hídricos superficiais e subterrâneos na área de influência do Perímetro de Irrigação de Morada Nova-CE.

O estudo está centrado, principalmente, nas águas utilizadas para o abastecimento doméstico, visando à proteção da saúde da população, bem como à minimização dos impactos ambientais. A pesquisa teve início em 2007 e se estenderá até agosto de 2009, já tendo sido aplicados cerca de 70 questionários aos irrigantes para o conhecimento das condições sanitárias da região e dos principais agroquímicos usados no Perímetro.

O Projeto contempla, ainda, nos estudos da qualidade da água, a coleta e análises físico-químicas, bacteriológicas e de agroquímicos em amostras de águas superficiais e subterrâneas do Perímetro.

Dentre os resultados esperados, pretende-se conscientizar a população acerca do uso dos agrotóxicos, visando à minimização dos impactos à saúde humana, e gerar informações para o aperfeiçoamento da gestão qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos.