PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Pesquisadores da Vale conhecem produtos e tecnologia da Funceme

24 de abril de 2013 - 22:22

Companhia mineradora busca convênios para desenvolver novas ferramentas na área de tempo e clima

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) recebeu, na manhã desta quarta-feira, 24 de abril, a visita de pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale (ITV), entidade que cuida do desenvolvimento científico e tecnológico da maior companhia mineradora do País. O motivo da visita foi a prospecção de parcerias e convênios na área de tempo e clima entre as instituições.

Para Everaldo de Souza, pesquisador associado, uma das linhas de pesquisa do ITV é justamente na área de Clima, onde foi identificada a necessidade de novas parcerias e desenvolvimento de produtos. “A Funceme tem a expertise de quem atua há 40 anos na área. Viemos conhecer os produtos desenvolvidos aqui e enxergamos a possibilidade de futuros convênios”, destacou.

Necessidades

Segundo ele, atualmente, os projetos da área de Clima do ITV envolvem Climatologia e Impactos das Mudanças Climáticas em áreas de Operações da Vale na Amazônia Oriental, um Sistema integrado de monitoramento e previsão de eventos meteorológicos e hidrológicos da Vale e Modelagem Climática Regional da Amazônia: Clima Atual e Cenários Futuros de Mudança Climática. O encontro aconteceu no auditório da Funceme e contou com apresentações de técnicos de ambas as instituições. 

“Nos chamou atenção o desenvolvimento de aplicativos de tempo e hidrologia da Funceme para smartphones e tablets. Uma das nossas demandas, por exemplo, é do diretor da ferrovia Carajás-São Luís, que precisa dessas informações em tempo real. Para nós, é essencial prever eventos extremos e reduzir riscos e custos operacionais. ”, relata o pesquisador.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto – (85) 8814-4194
24 de abril de 2013