PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Previsão do tempo indica condições para chuvas mais significativas no sul do Ceará

4 de fevereiro de 2019 - 13:26 # # #

Sul do Estado apresenta maior nebulosidade em relação às demais áreas (Foto: Bruno Monteiro)

Sul do Estado apresenta maior nebulosidade em relação às demais áreas (Foto: Bruno Monteiro)

O Ceará segue com condições favoráveis à chuvas após o primeiro fim de semana da Estação Chuvosa do Estado. De acordo com os meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), desta segunda (4) até a próxima quarta-feira (6), a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuvas em todas as macrorregiões.

Conforme análise das condições de tempo realizada na manhã de hoje, há nuvens sobre o território do Estado, principalmente na porção sul, onde são esperadas precipitações mais consideráveis.

Neste momento, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda encontra-se próximo à costa norte do Ceará. Ao longo dos próximos dias, há expectativa de formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que pode colaborar para nebulosidade e, consequentemente, precipitações.

No intervalo das 7h deste domingo (3) até as 7h de hoje, a Funceme indica registros de chuva em cerca de 70 municípios, sendo os maiores em Barroquinha (58,2 mm), Cruz (51 mm) e Aracati (50 mm).

Neste mesmo intervalo, as temperaturas mínimas do Estado aconteceram em Guaramiranga (19,7ºC) e Tauá (20,2°C). Já as máximas foram registradas em Jaguaruana (36,6°C) e Jaguaribe (35,3°C). Os dados são das Estações Automáticas da Funceme e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).