PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Faixa litorânea, Maciço, Ibiapaba e região Jaguaribana têm possibilidade de chuvas passageiras até sexta-feira

3 de junho de 2020 - 11:37 # #

DOL deverá atingir o Ceará e colaborar para chuvas (FOTO: Érico Frota)
DOL deverá atingir o Ceará e colaborar para chuvas (FOTO: Érico Frota)

As macrorregiões  Jaguaribana, Maciço de Baturité e Ibiapaba, além da faixa litorânea, deverão registrar chuvas passageiras até a próxima sexta-feira (5), conforme análise das atuais condições de tempo e também das simulações realizadas por modelos numéricos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os pesquisadores observaram, manhã desta quarta (3), por meio de imagem de satélite, áreas de instabilidade ao norte do Nordeste, influenciadas pela atuação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) sobre o oceano Atlântico Tropical. Com isto, as áreas mais ao norte do Ceará, principalmente a faixa litorânea, deve ser beneficiada com precipitações.

Para hoje, nas macrorregiões do litoral, a Funceme indica possibilidade de chuva em alguns pontos devido à atuação da brisa marítima –  circulação de ventos do mar para o continente durante o período da tarde – , e ainda por áreas de instabilidade à noite.

Nos demais dias, quinta e sexta-feira, há tendência de registros chuva entre madrugada e manhã, com intensidade de fraca a moderada.

BalançoNo intervalo entre as 7h desta terça (2) e as 7h de hoje houve registros em, pelo menos, 17 municípios. Os maiores acumulados informados foram em Jaguaribara (25.7 mm), Pereiro (21 mm) e Ererê (20 mm).