PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Litoral e Ibiapaba apresentam previsão de nebulosidade variável com precipitações isoladas; nas demais regiões, eventos de chuva

29 de abril de 2019 - 09:48 # # #

A cobertura de nuvens em todo o Ceará será variada ao longo do dia (FOTO: Felipe Lima)

A cobertura de nuvens em todo o Ceará será variada ao longo do dia (FOTO: Felipe Lima)

A previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta segunda-feira (29) aponta cenário favorável à nebulosidade variável com precipitações isoladas na faixa litorânea e Ibiapaba. Já para as demais áreas, a indicação é de eventos de chuva.

Conforme análise de imagem de satélite e resultados de modelos numéricos, a avaliação dos meteorologistas da Funceme é de cenário mais favorável para chuvas no centro-sul do Ceará ao longo de hoje. Isto ainda se deve à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deverá contribuir para a formação de áreas de instabilidade que irão trazer precipitações mais significativas para a área informada com previsão de eventos de chuva, ou seja, os registros deverão atingir mais de 50% do território.

Depois do fim de semana com chuvas mais expressivas no norte do Ceará esta porção do estado terá área sob previsão reduzida, já que a indicação é de precipitações isoladas, ou seja, tendência para chuvas de 20% a 50% da área.

Para esta terça-feira (30), a previsão do tempo apontada neste momento é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões. Apesar deste indicação, a Funceme realizará, na tarde desta segunda, uma nova rodada de observação e, se necessário, indicará mudanças.