PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Planossolos

20 de fevereiro de 2014 - 19:25

Esta classe compreende solos com horizonte B textural, normalmente com argila de atividade alta, saturação com sódio (100.Na+/T) entre 6 e 15% nos horizontes Bt e/ou C, mostrando estes horizontes subsuperficiais feições associadas com umidade (mosqueado e/ou cores de redução), em face da drenagem imperfeita, apresentando problemas de encharcamento durante o período chuvoso e ressecamento e fendilhamento durante a época seca.

 

São solos moderadamente profundos a rasos, raramente profundos, tendo, de modo geral, sequência de horizontes A, Bt e C, com espessura do A + Bt , comumente, entre 35 e 120cm ou pouco mais. São imperfeitamente drenados, de baixa permeabilidade e muito susceptíveis à erosão, em geral, moderadamente ácidos a, praticamente, neutros (raramente alcalinos), com alta saturação de bases (V%), contendo, nos horizontes subsuperficiais Bt e C, principalmente neste último, elevados teores de minerais primários facilmente decomponíveis, fontes de nutrientes às plantas.

 

Apresentam, em geral, de textura arenosa no horizonte A e média ou argilosa, no Bt , com transição normalmente plana e abrupta ou clara, do A para o Bt, relação textural de 4,5 a 10,4(quando de textura arenosa/argilosa) e de 2,5 a 3,7 (quando de textura arenosa/média).

 

O horizonte A é, comumente, fraco (podendo ser moderado), com espessura de 30 a 100cm, exceto em áreas onde a erosão é mais intensa, quando variam de 10 a 18cm. A coloração mais freqüente (úmido) varia de bruno escuro a bruno-amarelado escuro; a estrutura apresenta-se maciça, pouco a muito pouco coesa ou em grãos simples, de consistência solto, macio ou ligeiramente duro (seco) e muito friável ou friável, quando úmido.

 

É característico destes solos apresentar um horizonte bastante lavado (eluvial) A2, de coloração clara, muitas vezes com mosqueados ou mesmo coloração variegada.O horizonte Bt caracteriza bem estes solos, por sua cor e estrutura. Apresenta espessura que varia de 25 a 70cm, com coloração freqüen- temente variegada ou com mosqueados. A estrutura é moderada ou forte, prismática ou colunar, composta de moderada ou forte, média a grande, blocos angulares ou subangulares, de consistência extremamente duro (seco) e extremamente firme, quando úmido.

 

Em algumas áreas (Re14) estes solos apresentam-se com características muito próximas do Vertissolo, com muito “slickenside” e atividade de argila muito alta, pela predominância de argila 2:1; no horizonte C é característico a presença de materiais primários semi-intemperizados.Abrangem grandes extensões por todo o Estado, excluindo, apenas, as zonas fisiográficas da Ibiapaba, Araripe e Cariri.

 

O material originário é constituído, principalmente, por saprolito de gnaisses e migmatitos do Pré-Cambriano Indiviso e de micaxistos do Pré-Cambriano (A), quase sempre influenciados, superficialmente, por uma delgada cobertura de material pedimentar. Nas áreas de várzea, associam-se a sedimentos argilos e siltosos do Holoceno e siltitos da Formação Jaibaras.O relevo é plano e suave ondulado e o clima é dominantemente representado pelos tipos BSw’h’ e Aw’ (Köppen) e pelos bioclimas 4aTh e 4bTh; as precipitações pluviométricas médias anuais vão de 500mm, até,800mm ou mais, quando mais próximos ao Litoral.

 

A vegetação é representada, predominantemente, pela caatinga hiperxerófila, ocorrendo, ainda, a floresta ciliar de carnaúba e poucas áreas com campos xerófilos e caatinga hiperxerófila. São solos bastante susceptíveis à erosão, apresentando ligeiro excesso d’água no curto período chuvoso e um grande ressecamento no período seco, tendo o horizonte Bt condições físicas pouco favoráveis à penetração das raízes.

São fortemente limitados pela falta d’água em áreas semi-áridas, devendo-se considerar, também, a saturação com sódio elevada, nos horizontes subsuperficiais, fator de restrição importante para a maioria das culturas.