PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Pesquisa monitora qualidade da água de açudes através de imagem de satélite

27 de junho de 2014 - 17:22

Eutrofização em açudes no CE e RN é relacionada com hidrologia e meteorologia da região pelo pesquisador francês Antoine Colmet-daage

Através da tecnologia de sensoriamento remoto, com imagens de satélites, é possível medir os níveis de eutrofização em açudes, e, por consequência, monitorar a qualidade da água nos reservatórios observados. Esse monitoramento vem sendo realizado pelo pesquisador francês Antoine Colmet-daage nos açudes cearenses do Castanhão e Orós e no Armando Ribeiro, no Rio Grande do Norte.

“O objetivo é prever os episódios perigosos, ou seja, avisar com antecedência que nas próximas semanas, por exemplo, a água não estará própria para o consumo humano ou de animais”, explica Antoine sobre a pesquisa ‘Caracterização e Modelagem sobre a qualidade da água dos Açudes do Nordeste’, que está em fase de conclusão.

Através de parceria entre a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD-França), o pesquisador sugere estabelecer uma relação entre a hidrologia e a meteorologia na região dos reservatórios e a qualidade da água.

“O nível do açude, que depende do volume de chuvas da região, da evaporação e da operação das comportas, tem muita relevância na interação entre os nutrientes acumulados no fundo do reservatório e as algas que ficam na superfície. Com uma base de todos esses dados, poderemos acompanhar a evolução da mancha de clorofila provocada pelo acúmulo das algas e emitir os alertas de qualidade ruim da água” finaliza, o pesquisador.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
3 de junho de 2014